Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

19 de abril, dia do Índio

Hoje, 19 de abril, dia do índio, é dia de cantar a terra, saudar a natureza, o homem das matas e florestas. É dia de saudar as diferenças e respeitar os povos e suas culturas, seu espaço, suas crenças. É dia de sermos mais humildes, fraternos e de tentarmos nos enxergar no outro.

indio1

indio3indio4

O “Dia do Índio” foi criado por meio de um fato histórico que aconteceu no México. No dia 19 de abril de 1940 foi realizado o 1º Congresso Indigenista Interamericano com a presença de países e de índios da América. A princípio, os índios tiveram receio em aceitar o convite para participar porque eram constantemente desrespeitados e rejeitaram o convite. Depois refletiram sobre a importância do congresso para a luta de seus direitos e resolveram participar.
Em 1943, o então presidente do Brasil Getúlio Vargas assinou o decreto instituindo a data de 19 de abril como o Dia do Índio.
Vale lembrar que os índios já habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

indio5

indio6