Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

9 de Julho, Dia da Luta Operária, contará com homenagens a dirigentes sindicais

 

No feriado de terça-feira, 9 de julho, em comemoração ao Dia da Luta Operária, a tecelã Eunice Longo e o ferroviário Raphael Martinelli receberão, pelo histórico de suas lutas em defesa do movimento operário brasileiro, o troféu José Martinez (operário assassinado durante a histórica greve geral de 1917).

Haverá também uma homenagem ao companheiro metalúrgico Lúcio Bellentani, ex-presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo (1993-1997), falecido no último dia 19 de junho.

A homenagem será realizada no antigo Moinho Matarazzo, rua do Bucolismo, 81, Brás, 9h às 12h.

Saiba mais

O Dia da Luta Operária foi instituído em memória ao sapateiro José Martinez. Martinez foi ferido pela Força Pública de São Paulo durante uma greve e morreu dias depois. A comoção gerada espalhou o movimento, que se transformou na grande Greve Geral de 1917. A data é também um contraponto ao 9 de julho da oligarquia paulista (feriado estadual em SP).

A comemoração foi instituída em 2017, por iniciativa do vereador Antonio Donato (PT-SP), e tem a participação de todas as centrais sindicais. Participam da organização do evento: IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas), Instituto Astrojildo Pereira (IAP), Cedem-Unesp, Oboré, Memorial da Resistência e Centro de Memória Sindical.

Dia da Luta Operária
9 de julho (terça-feira), 9h às 12h
Endereço: rua do Bucolismo, 81, Brás