Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Assembleia geral da CNTM homenageia Dal Prá

Fonte: Força Sindical RJ

Em momento de muita emoção para os diretores da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) homenageou o eterno presidente da Federação, Francisco Dal Prá, durante a última Assembleia Geral de seu Conselho de Representantes, em Maceió (AL).

“Essa é uma Assembleia do Conselho de Representantes (…) da CNTM que pela primeira vez não conta com a presença de nosso Secretário de Finanças, Francisco Dal Prá, líder sindical que marcou a história do Sindicalismo e da luta dos trabalhadores”, diz o documento, distribuído a todos os participantes do encontro, que aconteceu na última quinta-feira (1º de dezembro), na capital alagoana.

Em nome dos diretores presentes e da Federação dos Metalúrgicos RJ, o presidente Sérgio Barbosa Claudino agradeceu a homenagem. “Dal Prá será sempre nosso líder maior. Procuramos seguir os inúmeros exemplos que ele nos deixou em nosso dia a dia”, afirmou Sérgio Claudino.

Veja a íntegra do documento distribuído a todos os participantes da Assembleia Geral do Conselho de Representantes da CNTM:

“Ninguém faz nada sozinho”

“Temos consciência de que este país pode ser muito melhor com a participação de toda a sociedade. O país é de todos e quem constrói somos nós, os trabalhadores”, Francisco Dal Prá.

Essa é uma Assembleia do Conselho de Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos- CNTM, que pela primeira vez não conta com a presença de nosso Secretário de Finanças, FRANCISCO DAL PRÁ, líder sindical, que marcou a história do Sindicalismo e da luta dos trabalhadores.

DAL PRÁ foi para o Rio de Janeiro no final da década de 1960, onde se tornou, já nos anos 70, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo e, em 1977, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro, Presidente da Força Sindical/RJ, funções que exercia até sua morte. Foi juiz classista em 1990, representando os trabalhadores no TRT 1ª Região e sua trajetória no movimento sindical se identifica com a luta intransigente em defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos civis.

Nosso companheiro, Dal Prá, exemplo de líder, ponto de equilíbrio de todas as correntes políticas, desde as Centrais Sindicais, Confederações, Federações e Sindicatos, ao exemplo de companheirismo, de vida e de caráter, este é seu legado, que servirá de exemplo para todos nós e as gerações futuras.

Na CNTM, foi Secretário Geral, Diretor do Departamento Jurídico, Presidente Interino e Secretário de Finanças, cargos que exerceu com muito afinco e seriedade, na manutenção, de forma coesa, da estrutura organizacional, na coordenação de grandes eventos e debates jurídicos e previdenciários entre os dirigentes e na colaboração permanente às nossas ações para situara categoria metalúrgica, sempre à frente das grandesmobilizações pelo desenvolvimento econômico e social do País. Seu lema era: “Estamos aqui para somar; nunca para dividir”.

Nossas eternas homenagens ao companheiro FRANCISCO DAL PRÁ.”