Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Até 513 mil poderão pedir aposentadoria nos sindicatos

Fonte: Agora São Paulo

Acordo de cooperação assinado com o INSS deve começar a valer até o fim do ano no Estado de São Paulo

Clique aqui ou na imagem abaixo para ampliar em PDF

Cerca de meio milhão de trabalhadores paulistas de quatro categorias profissionais terão a opção de pedir aposentadoria e outros benefícios diretamente aos seus sindicatos, sem precisar encarar meses de espera por atendimento em um posto da Previdência Social.

Os primeiros sindicatos a assinarem os acordos de cooperação com o INSS são: Sindpd (trabalhadores de tecnologia da informação), Sinpro-SP (professores de escolas privadas), SindMetal (metalúrgicos de Osasco e região) e Saesp (administradores do Estado de São Paulo).

O atendimento aos associados a essas entidades deverá começar a funcionar até o final deste ano, beneficiando imediatamente 228 mil trabalhadores já sindicalizados.

Se considerados aqueles que ainda não estão filiados, poderão ser atendidos até 513 mil profissionais, de acordo com as entidades.
O segurado que optar por solicitar a aposentadoria diretamente ao seu sindicato terá a sua documentação digitalizada por um profissional treinado pelo INSS.

As imagens serão enviadas para técnicos do órgão, que farão a análise para uma eventual concessão. O sindicato não precisará reter documentos do trabalhador.

Estratégia

Os acordos de cooperação fazem parte da tentativa do INSS de aumentar as opções de atendimento e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo de espera para concessão de benefícios. “A intenção é melhorar o atendimento nas agências para os segurados que mais precisam de orientação’’, disse o superintendente do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira.

Um segurado que pede uma aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS espera, em média, 165 dias pelo resultado. Para a aposentadoria por idade, a espera média é de 116.