Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

CCJ do Senado discute reforma trabalhista; acompanhe

Governo foi derrotado em votação da proposta na CAS

O relator da reforma trabalhista no Senado, Ricardo Ferraço (PSDB-ES).


28.jun.2017 (quarta-feira) – 10h10
atualizado: 28.jun.2017 (quarta-feira) – 10h13

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) vota nesta 4ª feira (28.jun) relatório favorável à reforma trabalhista. É o último passo antes do plenário da Casa. Acompanhe a sessão que começou por volta das 10h10:

A votação é o primeiro desafio do governo depois da apresentação de denúncia contra o presidente. A composição no colegiado é favorável. O relator da proposta, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), projeta placar de 16 a 10 ou 15 a 11. Mas uma derrota seria 1 péssimo sinal para a manutenção do governo de Michel Temer.

RUÍDOS NA CCJ

A votação pode ser ameaçada por desentendimentos do governo com o líder do PMDB, Renan Calheiros. Na última 3ª feira (27.jun), Renan fez duras críticas a Michel Temer. Disse que ele cometeu 1 erro ao governar influenciado por 1 presidiário em Curitiba (Eduardo Cunha).

Renan pediu o adiamento da votação da reforma na CCJ para que 1 texto alternativo possa ser apresentado. Disse que poderia trocar integrantes do partido na comissão se a votação fosse mantida. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), ameaçou coordenar a bancada para retirar Renan da liderança do partido.

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) saiu em defesa do governo. Criticou Renan por agir contra a decisão da bancada do PMDB, de maioria a favor da reforma trabalhista. Em resposta, Renan insinuou que o descontentamento de Garibaldi poderia estar relacionado à prisão de seu primo, Henrique Eduardo Alves.

DERROTA NA CAS

O governo não conseguiu aprovar a reforma trabalhista na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado. Foram 10 votos contra o relatório e 9 a favor. Antes da sessão os governistas contabilizavam 11 votos a favor e 8 contrários.