Centrais sindicais organizam Seminário de 12 de novembro pela Previdência Social

Representantes das centrais sindicais Força Sindical, CTB, CUT, Nova Central, Intersindical e CSB se reuniram na terça-feira (6), na sede do Dieese, em São Paulo.

Durante o encontro, os sindicalistas debateram a elaboração de um documento unitário sobre a “reforma” da Previdência, indicando os pontos que o movimento considera importante defender ante eventual retomada da proposta governista. Também foi discutida a criação de materiais de comunicação que serão produzidos para divulgar amplamente a campanha e mobilizar os trabalhadores.

O documento unitário será lançado na próxima segunda-feira (12), durante uma Plenária sobre o tema promovido pelo Dieese, que marcará o lançamento da Campanha Nacional em Defesa das Aposentadorias e da Previdência Social justa e universal.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, ressalta que neste momento os trabalhadores devem estar mais unidos ainda para impedir a aprovação de uma “reforma” que retira direitos. “A unidade, a resistência e a luta serão fundamentais para barrarmos mais este retrocesso e os graves impactos da ‘reforma’ na vida dos trabalhadores e trabalhadoras.”

João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical, destaca que os trabalhadores devem participar da construção de uma proposta que não os prejudique no momento de se aposentarem. “Devemos seguir firmes e organizados na busca de um consenso em torno de uma reforma que garanta justiça social.”

Plenária – O evento contará com a participação de um especialista que abordará as reformas previdenciárias na América Latina, com destaque para a experiência chilena – cujo regime de capitalização adotado resultou em graves prejuízos aos trabalhadores.

O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Jorge Carlos de Morais (Arakém), afirma que os trabalhadores não irão aceitar uma reforma preparada para manter privilégios. “Lutaremos contra qualquer proposta que visa beneficiar bancos e prejudicar os trabalhadores”, afirma.

A participação é livre e o foco da plenária é alertar sobre os rumos do debate em torno da “reforma” da Previdência e a ameaça de privatização da Seguridade Social.

Serviço: Campanha permanente em defesa da Previdência Social justa, pública e universal

Data: segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Horário: 9h
Local: Auditório do Dieese
Endereço: Rua Aurora, 957, Santa Ifigênia – São Paulo/SP

FONTE: Assessoria de Imprensa da Força Sindical