Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Centrais propõem rumos para o Brasil em Fórum

Fonte: Força Sindical

Fórum Diálogo Brasil Sindical reúne Força Sindical, CUT, CTB, CSB, NCST, UGT e o ministro da Secretaria-geral da Presidência para viabilizar o plano plurianual do País

miguel dieese falaNa manhã desta segunda-feira (29), a Escola Dieese de Ciências de Trabalho, em São Paulo, sediou o ‘Fórum Diálogo Brasil Sindical’, para a apresentação das propostas das Centrais Sindicais para o Plano Plurianual (PPA 2016-2019) do Brasil.

O ministro Miguel Rosseto, da Secretaria Geral da Presidência da República, e Gilson Bittencourt, secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mostraram um breve histórico do PPA dos anos anteriores e receberam a ‘Agenda da Classe
Trabalhadora para um Projeto Nacional de Desenvolvimento, com Soberania, Democracia e Valorização do Trabalho’, na versão junho de 2015, das Centrais Sindicais Força Sindical, CUT, CTB, CSB, NCST e UGT, além do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, representou a Central no evento. Ele reafirma o compromisso da Força Sindical em manter o diálogo com o governo e apresentar propostas que beneficiem os trabalhadores. “Saudamos o diálogo, mas temos de resolver a crise já!”, pondera Miguel. Para o presidente da Força Sindical, é preciso combater a política de juros elevados e proteger os empregos para o sucesso do planejamento.

O Plano Plurianual regulamenta as leis orçamentárias, e é um instrumento que aponta as diretrizes do governo federal, estados e municípios para os próximos quatro anos. “Nós queremos que o governo e a sociedade monitorem o PPA. Não adianta implementar sem ouvir a sociedade”, afirma o secretário do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilson Bittencourt.

Diversas categorias ligadas à Força Sindical participaram do evento, como presidente da Força Sindical São Paulo, Danilo Pereira, e o tesoureiro da Central, Ademir Lauriberto Ferreira. O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, avalia positivamente o ‘Fórum’, e espera que o diálogo se intensifique. “Entregamos a Agenda da Classe Trabalhadora e esperamos que o governo ouça os trabalhadores”.

O ministro Miguel Rosseto aprovou o‘Fórum Sindical. “As Centrais Sindicais contribuíram de forma rica e qualificada. A valorização do salário mínimo até 2019, por exemplo, é uma conquista que já está incorporada ao PPA”, finalizou.