Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Central lança nesta terça, 24, livro sobre mundo do trabalho no cinema

convite640

O Mundo do Trabalho no Cinema é o livro, organizado por Carolina Maria Ruy, que o Centro de Memória Sindical e a Força Sindical lançarão nesta terça,24 de novembro, às 18h30, no prédio da Força Sindical, em São Paulo. A obra contém as resenhas de filmes que têm relação com o mundo do trabalho, e que foram publicadas no site da Força Sindical desde 2008.

“O cinema pode ajudar muito na formação do pensamento crítico, estimulando o imaginário e abordando conteúdos e valores de maneira alternativa. Usar o cinema como ponto de partida para o debate sobre o mundo do trabalho não é algo inédito, mas a diversidade de tipos de filmes, propostos sem preconceitos, é o que há de novo neste livro desenvolvido pelo Centro de Memória e a Força Sindical”, declara Miguel Torres, presidente da CNTM, Força Sindical e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

A ideia de criar uma coluna sobre filmes no site da Central partiu do secretário-geral João Carlos Gonçalves, Juruna, e foi prontamente endossada pelo presidente Miguel Torres. Segundo Juruna, “é fundamental investir na formação sindical, cultural e política dos trabalhadores para que eles possam discernir qual o caminho a seguir nas várias situações com as quais se deparam”.

“A intenção deste livro é justamente a de fomentar um olhar crítico sobre o cinema”, diz Milton Baptista de Souza, Cavalo, presidente do Centro de Memória Sindical. Para o professor da Unesp (Universidade Júlio de Mesquita Filho) Giovanni Alves, o livro “é um importante guia para professores, pesquisadores e formadores sindicais que queiram usar o filme como meio para reflexão crítica do mundo do trabalho”.

Veja um texto do livro:

2001: Uma Odisseia no Espaço

“O filme 2001: Uma Odisseia no Espaço é uma reflexão sobre a relação do homem com a natureza e sobre o conceito essencial do trabalho. Se seu objetivo fosse apenas mostrar máquinas engenhosas e uma previsão do futuro, qual seria o significado de abordar a pré-história do homem, quando nossos ancestrais começaram a manusear objetos e usá-los para suas necessidades diárias? Ao representar o momento em que os primatas passam a usar pedaços de madeira e ossos como ferramentas, ele trata, fundamentalmente, da capacidade humana de raciocinar, elaborar e criar. Esta capacidade está na base do conceito do trabalho. Isto pode parecer estranho, pois a ideia de trabalho, hoje em dia, remonta a um sistema que muitas vezes distancia o trabalhador do que se pode chamar de elaboração e processo criativo. Mas a ideia de trabalho, mesmo neste trabalho alienado e injusto, está sempre ligada ao esforço humano de inventar e produzir. O trabalho não é apenas o esforço repetitivo e cansativo de uma linha de produção. Em suas múltiplas facetas, ele pode ser um ato criativo e de emancipação humana. 2001: Uma Odisseia no Espaço coloca no centro de sua argumentação o conceito mais elementar de trabalho e o quociente da responsabilidade do homem pela sua própria evolução”.

* Carolina Maria Rui é jornalista, coordenadora de projetos do Centro de Cultura e Memória Sindical

capa640Organizador Ruy, Carolina Maria
Centro de Memória Sindical
ISBN978-85-66157-07-9
São Paulo, 2015
400 Páginas