Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Fotos Iugo Koyama

Diretor Luisinho

Várias equipes de dirigentes e assessores ligados a sindicatos da Força Sindical fizeram na manhã desta quarta-feira (24) panfletagem nas estações do metrô Sé, Jabaquara e Vila Prudente, para chamar a atenção da população para o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho e Doenças Profissionais. A data é mundialmente lembrada todo 28 de Abril com manifestações e atos públicos para cobrar dos órgãos públicos, governantes e empresas a responsabilidade pela garantia dos ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

O diretor Luisinho, coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, comandou uma equipe de trabalho no metrô Jabaquara, na zona sul de São Paulo.

“Distribuímos mais de 20 mil panfletos para divulgar a data, conscientizar a população e alertar para os riscos de acidentes e doenças provocados pelas más condições de trabalho”, disse Luisinho.

Passeata
Na sexta-feira, dia 26, a Força Sindical e sindicatos filiados, entre eles o dos metalúrgicos de São Paulo, vão realizar uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Os números continuam expressivos: 2.884 mortes no trabalho, 711.164 acidentes de trabalho e 14.811 incapacidades permanentes.

As ações começarão às 9h, com no sindicato (rua Galvão Bueno, 782, Liberdade). Em seguida, os trabalhadores sairão em passeata até a rua Conde de Sarzedas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, onde  se juntarão aos trabalhadores do setor e seguirão até a Praça Ramos, onde irão se encontrar com integrantes das centrais sindicais e seguir até a Superintendência Regional do Trabalho, na rua Martins Fontes, onde farão um ato.

As centrais também vão participar de um encontro promovido pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, junto com os sindicatos que compõem os conselhos de gestores dos centros de referência em Saúde do Trabalhador.

Para Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador da Força Sindical, “o dia 28 de abril é um dia de reflexão. A saúde do trabalhador é um direito humano fundamental. Fazer reflexão neste dia é entender que os trabalhadores que produzem as riquezas deste país têm como direito constitucional o trabalho, mas esta atividade deve se desenvolver em condições justas e favoráveis”.


Parte da equipe de trabalho

Assessor Adauto ajudou na distribuição

Assessor João também ajudou na divulgação