Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Dirigentes da Força debatem câmaras setoriais de desenvolvimento

mi6

Na manhã desta terça feira, 20 de setembro, em reunião no Palácio do Planalto, dirigentes sindicais reuniram-se com o ministro da Industria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, com o deputado federal, Sandro Mabel (PMDB/SP), representantes do IPEA, CNI e DIEESE, para o primeiro debate sobre a recriação das Câmaras Setoriais, que agora, chamará Fórum Nacional de Desenvolvimento Produtivo.

Pela Força Sindical, estiveram presentes o vice-presidente Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, o presidente da central Paulinho da Força e o secretário-geral Juruna.

Miguel Torres defendeu a renovação da frota de veículos como parte importante deste processo de retomada do desenvolvimento e geração de empregos, incluindo as propostas do Compromisso pelo Desenvolvimento que prevê investimentos nos setores metalúrgicos e da construção pesada, de óleo e gás e naval.

Com o objetivo de operacionalizar tarefas que melhorem o ambiente de negócio, aumentem a competitividade e gerem empregos, o Fórum, terá que superar as dificuldades de um cenário econômico deficitário, com a União endividada, um curto espaço fiscal, pessimismo do empresariado e um BNDES enfraquecido.

“A realidade é que o ambiente de negócio não está bom. Não há perspectiva para a maioria dos setores e a burocratização aliada à alta de juros, inviabiliza qualquer projeto de retomada econômica. Devemos nos concentrar para resolver os pontos fundamentais e caminhar com segurança”, diz Paulinho.

Este mesmo programa foi realizado em 2011 com o “Plano Brasil Maior”. Esta proposta traçava uma nova política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior do governo federal e apresentou medidas de desoneração para desconto imediato dos impostos pagos na aquisição de máquinas para a indústria e a desoneração da folha de pagamento para os setores que empregam grande volume de mão de obra. Infelizmente não apresentou propostas concretas por ingerência do governo federal e pelo número excessivo de participantes, o que tirou completamente a assertividade das atividades.

Paulinho diz que devemos aprender com as experiências antigas, não cometer os mesmos erros para garantir que o Brasil volte a crescer e a gerar emprego.

“Já tivemos uma experiência recente que não foi produtiva. Temos que garantir a representatividade dos setores que são alicerces da economia nacional sem perder o comando. O nosso objetivo é, inicialmente, destravar pequenos obstáculos que impedem que os setores deslanchem, como a questão da leniência nas empreiteiras no setor de construção pesada e a renovação de frota para o setor automobilístico.”, finaliza o parlamentar.

O grupo se reunirá novamente na próxima terça feira (27), às 9h30, no Palácio do Planalto, para apresentar o primeiro plano de prioridades setoriais, onde os poderes Legislativo e Executivo Federal, agirão em conjunto, para solucionar medidas do Congresso Nacional que facilitem a tramitação de propostas já em andamento.