Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Força Sindical debate NR-12

Fonte: Força Sindical

No dia 22 de março, em Brasília, aconteceu a 36ª reunião da NR-12, que trata de Máquinas, Equipamentos, Prensas e Similares. Durante o evento foram debatidos os prazos para as empresas se adequarem à NR-12. Porém, a resposta dos empresários continua sendo a solicitação de um prazo maior, ou seja, pelo menos por mais cinco anos.

Os empresários haviam recebido, como dever de casa, a análise feita pela bancada dos trabalhadores e do governo, que tratam deste tema. Afinal, é o objetivo principal desta Norma as necessidades dessas adaptações para oferecer maior segurança aos trabalhadores no exercício de suas funções.

É que nem todos sabem da IN-129, criada para garantir um prazo pré-determinado, quando da fiscalização, sem multar até o ajuste do equipamento por um determinado período.
Alegam que não houve tempo suficiente para informar a todos os demais empresários das mudanças feitas na CNTT- Comissão Nacional Temática Tripartite.

Nós, da bancada dos trabalhadores, nos manifestamos contrariamente à solicitação da parte da CNI de que o prazo seja aumentado.

Acreditamos que já se passou muito tempo para eles se alinharem às mudanças. Sugerimos, inclusive, que, se necessário, os sindicatos irão para suas bases compartilhar as informações e alterações feitas nesta Comissão, relacionadas à NR-12, a fim de agilizar a aprovação dos nossos trabalhos de bancada.