Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Incêndio em fábrica de sapatos nas Filipinas mata 72 funcionários

Fonte: G1

Investigadores apuram se a fábrica cumpria as normas de segurança. Empresa produzia chinelos de borracha em um distrito industrial.

Márcio Gomes

Setenta e dois funcionários de uma fábrica de sapatos morreram em um incêndio em Manila, capital das Filipinas. Os investigadores estão apurando se a fábrica cumpria as normas de segurança.

A empresa produzia chinelos de borracha em um distrito industrial, ao norte de Manila. O incêndio começou quando fagulhas de uma solda atingiram produtos químicos estocados na entrada da fábrica.

Segundo testemunhas, a fumaça tomou conta do prédio de dois andares e a maioria das vítimas estava no segundo andar e não conseguiu escapar. Trabalhadores que escaparam disseram que nunca receberam qualquer orientação de como agir em emergências. A identificação de muitos corpos terá que ser feita por DNA.

Flagrante na China
Entidades internacionais de segurança no trabalho afirmam que vários países da Ásia não respeitam ou simplesmente não têm normas e os funcionários acabam expostos a muitos riscos no dia a dia.

Um bom exemplo disso foi revelado, nesta quinta-feira (14), na China.  A polícia em Guiyang, no sul do país, parou uma van que levava trabalhadores para uma fábrica local. O carro tinha capacidade para seis passageiros, mas transportava 50. Essa imagem foi feita pela polícia, que multou o motorista, dono da fábrica. Ele disse que queria reduzir o tempo de viagem dos funcionários.