Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

“Fórum Nacional: esforço tripartite” – artigo de Miguel Torres no Diário de S.Paulo

artigo640

Artigo publicado no Diário de SP, edição de 21.9.16

O novo Fórum Nacional de Desenvolvimento Produtivo

“O governo federal, as centrais sindicais e o setor produtivo estão dando um importante passo na direção de um entendimento que pode trazer inúmeros benefícios para a economia e destravar setores produtivos que hoje estão praticamente paralisados, em função da crise, e que desempregaram em massa.

Em uma audiência, ontem, em Brasília, o ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira, os deputados federais Sandro Mabel e Paulo Pereira da Silva, dirigentes da Força Sindical (João Carlos Gonçalves), CUT e UGT, inclusive eu, na qualidade de presidente da CNTM, representantes do Ipea, CNI e Dieese começaram a discutir a reativação das câmaras setoriais.

Neste primeiro encontro ficou decidido que as câmaras passarão a se chamar Fórum Nacional de Desenvolvimento Produtivo, para que possa desenvolver uma política nacional para cada setor e gerar um ambiente de negócios para que o País volte a crescer e a gerar empregos.

O Fórum vai avaliar os setores que mais precisam de incremento, discutir os temas que estão causando problemas e propor soluções. O órgão será permanente, como reivindica o movimento sindical, para que possa desenvolver as políticas nacionais necessárias, e parte de experiências que já acumula de outros fóruns.

A indústria será um dos primeiros setores a receber atenção. O Fórum vai abraçar 17 setores da economia, entre eles, construção pesada, agronegócio, siderurgia, exportação etc. e a política nacional que se pretende construir visa fortalecer cada um, de forma que não venham a ser atropelados por crises.
O Dieese e o Ipea vão discutir o regime de competências e as composições.

A próxima reunião do grupo será na próxima terça-feira, dia 27, no Palácio do Planalto, quando será apresentado o primeiro plano de prioridades setoriais e onde os poderes Legislativo e Executivo Federal agirão em conjunto, para solucionar medidas do Congresso Nacional que facilitem a tramitação de propostas já em andamento.

A expectativa é positiva, levando-se em conta que a participação e o esforço são tripartite.

Miguel Torres
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM e vice-presidente da Força Sindical