Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Miguel Torres recebe a visita de Frei Betto


O presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, recebeu nesta quarta-feira (7), no Sindicato, a visita do renomado escritor Frei Betto, autor de diversas obras que foram traduzidas para vários idiomas, entre elas, “Fidel e a Religião”, ganhador do prêmio Juca Pato. O livro é resultado das inúmeras viagens feitas por Frei à Ilha, onde se envolveu na difícil missão de aproximar Igreja e Estado, e de uma longa entrevista com Fidel.

As questões do Brasil permearam a conversa entre o escritor e o líder metalúrgico. “Nós conversamos sobre a conjuntura política e o futuro da nossa pátria amada. Agradeço pelo presente que recebi e pelo bom papo com esse brilhante escritor”, disse Miguel Torres.

Miguel foi presenteado com a mais nova obra do escritor, Paraíso Perdido -Viagens ao mundo Socialista. A coletânea reúne relatos de viagens e incursões de Frei Betto pelos bastidores dos países socialistas, de 1979 a 1992, período politicamente decisivo em termos internacionais, num cenário que mostrava a transição das ditaduras militares para uma democracia ainda sofrida na América Latina, o recrudescimento da Guerra Fria nos anos 1980, o enfraquecimento do socialismo – e a abertura de países-chave do regime como a China e a União Soviética para o mundo – e a adoção de um modelo político e econômico com viés neoliberal a partir dos anos 1990.

Frei Betto disse que “diante dos desafios de conjuntura nacional, a educação popular como método do trabalho de base é fundamental para a construção do necessário projeto de transformação social do Brasil”.

O encontro foi acompanhado pelo economista Thomaz Jensen, da subseção do Dieese do Sindicato.