Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Sindicato celebra o Dia do Delegado Sindical metalúrgico

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes comemora nesta terça-feira, 17 de janeiro, o Dia do Delegado Sindical Metalúrgico. A data foi instituída em homenagem a Manoel Fiel Filho, metalúrgico morto sob tortura pela ditadura militar no DOI-Codi de São Paulo em 17 de janeiro de 1976.

delegado seloSelo comemorativo
O Dia do Delegado Sindical Metalúrgico foi aprovado no 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, realizado em junho de 2009, e instituído pela lei 388/10, de autoria do ex-vereador Cláudio Prado, diretor do Sindicato, aprovada pela Câmara Municipal. No Congresso o Sindicato também lançou um selo comemorativo em homenagem a Manoel Fiel Filho.

Corrida
delegado corridaNo ano passado, a memória do trabalhador foi reverenciada na “Corrida por Manoel”, feita pelo jornalista e maratonista Rodolfo Lucena, com apoio do Sindicato. Foram 40 dias de corrida por lugares que lembraram a vida, trajetória, prisão e execução do trabalhador, a luta da família em defesa de sua memória e a luta contra o regime militar (1964-1985).

“Esse resgate da memória é importante para mostrar aos trabalhadores a necessidade de avançar na luta. As gerações mais jovens não conhecem a história das lutas e conquistas do movimento sindical, não têm muita noção para que serve um Sindicato e a sua importância na vida política e social do País; não sabem que o que eles têm hoje garantidos como direitos é graças à luta dos companheiros do passado”, afirma o presidente do Sindicato, Miguel Torres, acrescentando que “Manoel era um militante da categoria e que o delegado sindical é um importante tripé na organização sindical. Ele é um braço do sindicato dentro da fábrica. Merece ser valorizado e reconhecido”, afirma.

delegado congresso

11º Congresso aprovou o dia do delegado sindical

delegado imagem