Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Sindicato realiza 2ª Oficina da Mulher Metalúrgica com gestantes

Vinte trabalhadoras metalúrgicas gestantes participaram, nesta sexta-feira, da 2ª Oficina da Mulher Metalúrgica, organizada pelo Departamento da Mulher, do Sindicato, e realizada no Palácio do Trabalhador.

Oficina Mulher (6)

Fotos Paulo Segura

O evento teve como tema “Gestação e as Formas de Nascer”, com objetivo de fornecer informações sobre os diferentes tipos de partos para que a mulher possa empoderar-se do seu próprio corpo, escolher a forma como seu filho vai nascer e entender que o importante não é só o parto, mas toda a gestação, a saúde do bebê e da mulher.
A Oficina foi aberta pela diretora Leninha, coordenadora do Departamento da Mulher, com uma acolhedora saudação às participantes; pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres; diretora financeira, Elza Costa, diretores, diretoras, assessores e assessoras do Sindicato. As diretoras Yara, Alsira e Ester acompanharam todo o evento.
Sete das participantes estão grávidas pela primeira vez e algumas nunca tinham vindo ao Sindicato.

leninhaEm função disso, Leninha (foto) explicou a estrutura do trabalho sindical, que envolve a diretoria e a assessoria, e dos departamentos criados para ampliar o alcance das ações sindicais, o atendimento aos trabalhadores e respectivas áreas abrangidas pela entidade, como Departamento de Saúde e Segurança, de Esportes, Memória Sindical, Juventude, Mulher e Políticas Públicas.

Miguel Torres parabenizou o Departamento da Mulher pelo evento e disse que o Sindicato está ampliando as ações para maior participação da mulher. “Sabemos das dificuldades da mulher em participar do movimento sindical, ela tem tripla jornada, cuida dos filhos, da casa, mas o Sindicato não pode ficar sem representação feminina”, disse.

Inovação
Em relação ao tema da oficina, Miguel disse que “a proposta é inovadora e mostra a preocupação não só com o nascimento, mas a atenção que deve ser dada à saúde e à prevenção.”
A diretora Elza valorizou este momento de gestação da vida das trabalhadoras. “Nosso futuro são nossas crianças. É uma dádiva ter um filho, e também uma responsabilidade, educar e formar um cidadão para que amanhã ele possa influenciar nos acontecimentos da sociedade”, disse Elza, lembrando que o Sindicato cuida de uma instituição que atende crianças e adolescentes em situação de risco e suas famílias, o Centro Meu Guri.

Atividades
Durante toda a manhã, as trabalhadoras assistiram um documentário chamado “O Renascimento do Parto”, que fala das experiências de partos por mulheres, maridos e especialistas falando dos mitos difundidos durante a gravidez, das “agressões” sofridas pelas mulheres no momento do parto, sobre a importância do atendimento humanizado à mulher e à criança.
Também ouviram duas palestras, uma com a psicóloga, doula e mestre em saúde materno-infantil Daniela Andretto, e a cirurgiã dentista e  doula Gabriela Figueiredo, especialistas no atendimento à gestante e parto, que explicaram sobre sete tipos de partos existentes, além do normal e da cirurgia cesariana, e o depoimento da supervisora de comunicação Vânia Saunitti Porto, sobre seus dois partos. Por fim, as trabalhadoras receberam uma demonstração de massagem na barriga e nas costas que ajudam na hora do parto.

2ª-oficina-(36)

Miguel Torres, presidente

índice

Elza Costa, tesoureira

IMG_8601

Palestrante e Cirurgiã Dentista, Dra. Gabriela Figueiredo

IMG_8663

Palestrante e Psicóloga, Dra. Daniela Andretto

vania.

A supervisora de comunicação Vânia Porto deu depoimento sobre seus dois partos

2ª-oficina-(3)

2ª-oficina-(35)

2ª-oficina-(9)

2ª-oficina-(37)

mulher-diretoras.

Advogada do Sindicato, diretora Ester, assessoras acompanharam a oficina