Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Presidenciáveis e eleições de outubro

DIAP

As eleições de outubro venceram mais uma importante data do calendário eleitoral, que começou no dia 20 de julho e terminou neste domingo (5), quando os partidos deliberam sobre as coligações e candidaturas.

O registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai ser no dia 15 de agosto. No dia 16, começa a propaganda eleitoral. A propaganda no rádio e na TV começa no dia 31 de agosto. Acesse o calendário eleitoral na íntegra 

Vai ser 1 eleição de muitas candidaturas — 14 para ser mais exato — lembrando 1989, quando Fernando Collor de Mello venceu Lula em 2º turno. O resultado, então, é o seguinte:

1) Álvaro Dias (Podemos), vice Paulo Rabello de Castro (PSC) – coligação: Podemos / PSC / PTC / PRP;

2) Cabo Daciolo (Patriota), vice Suelene Balduino (Patriota) – chapa pura;

3) Ciro Gomes (PDT), vice senadora Kátia Abreu (PDT-TO) – coligação: PDT / Avante;

4) Geraldo Alckmin (PSDB), vice senadora Ana Amélia (PP-RS) – coligação: PSDB / PP / PTB / SD / PSD / DEM / PR / PRB / PPS;

5) Guilherme Boulos (PSol), vice Sônia Guajajara (PSol) – chapa pura;

6) Henrique Meirelless (MDB), vice Germano Rigotto (MDB) – chapa pura;

7) Jair Bolsonaro (PSL), vice Hamilton Mourão (PRTB) – coligação: PSL / PRTB;

8) João Amoêdo (Novo), vice Christian Lohbauer (Novo) – chapa pura;

9) João Vicente Goulart (PPL), vice Léo Alves (PPL) – chapa pura;

10) José Maria Eymael (DC), vice Helvio Costa (DC) – chapa pura;

11) Lula (PT), vice Fernando Haddad (PT) – chapa pura;

12) Manuela D’Ávila (PCdoB), vice Adilson Araújo (PCdoB) – chapa pura;

13) Marina Silva (Rede), vice Eduardo Jorge (PV) – coligação: Rede / PV; e

14) Vera Lúcia (PSTU), vice Hertz Dias (PSTU) – chapa pura.

Na convenção nacional do PT, realizada neste domingo (5), o partido confirmou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em cárcere na Polícia Federal, em Curitiba, condenado a 12 anos e 1 mês, decorrente da condenação por corrupção e lavagem de dinheiro em 2ª instância no âmbito da Operação Lava Jato.

Foi confirmado ainda que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad é o candidato à vice de Lula, a convite de Lula. Finalmente, na noite deste domingo, PT e PCdoB confirmaram coligação para eleição presidencial.

Na prática, como Lula deverá ser considerado inelegível, 1º pelo TSE, depois pelo STF, Haddad o substituirá como candidato e a presidenciável do PCdoB poderá ser a vice.

O PSC (Partido Social Cristão), que cogitava lançar a candidatura do economista e ex-presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, retirou o nome para coligar-se com o Pode-PSC-PTC-PRP, tendo o nome do economista como vice.

O PRTB, que pretendia lançar Levy Fidelis à corrida presidenciável, retirou a candidatura própria para apoiar Bolsonaro oferecendo o nome do general Hamilton Mourão (PRTB) para vice.

“Dia do Basta!”
Na sexta-feira (10), o movimento sindical realiza ato unitário de protesto contra o desemprego, a retirada de direitos da classe trabalhadora e a reforma da Previdência, o chamado “Dia do Basta!”. Leia mais