Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Produção industrial volta a crescer em agosto, diz CNI

Fonte: Valor Econômico

A produção industrial avançou em agosto, de acordo com a Sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria. O índice que sintetiza a evolução do setor subiu para 54,8 pontos em agosto, de 50,5 pontos em julho. Em agosto de 2016, ele foi de 50,8 pontos.

Acima da linha divisória dos 50 pontos, o indicador mostra aumento na produção na comparação com o mês anterior. O resultado “dá sequência aos bons resultados apresentados em julho e afasta algumas preocupações sugeridas pela última edição da pesquisa”, avaliou, em nota, a CNI.

Já o indicador da evolução do número de empregados na indústria foi de 49,1 pontos no último mês, ante 48,2 pontos em julho, sinalizando que o emprego no setor caiu em agosto com menor intensidade do que a verificada no mês anterior, já que ambos estão abaixo dos 50 pontos.

O percentual médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) subiu para 67% no mês passado ante resultado de 65% em julho. Em agosto do ano passado, ela era de 66%.

O indicador relativo à utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o UCI comum para o mês, fechou maio em 43,4 pontos, frente a 40,9 pontos em julho. Ou seja, a diferença entre a utilização da UCO em relação ao usual foi menor em agosto do que julho.

Já o índice de evolução de mercadorias estocadas foi de 49,5 pontos no último mês. Em julho, esse indicador foi de 51,1 pontos. Esse resultado fez com que o indicador de estoques planejados passasse para 50 pontos, ante 51 pontos em julho. Resultados abaixo da linha dos 50 pontos indicam estoques menores do que os planejados “Os estoques estão no nível planejado pelas empresas. A queda reverte todo o crescimento observado ao longo do ano”, pontuou a CNI. A pesquisa da CNI foi feita com 2,376 mil empresas de todo o país entre os dias 1 e 15 de setembro.