Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Seminário nacional realizado em Minas debate os desafios da saúde e segurança do Trabalhador

Assessoria de imprensa da Força Sindical-MG

FOTO MARIANA

Foto Renato Ilha

Uma promoção conjunta entre o Fórum Nacional de Saúde do Trabalhador das Centrais Sindicais, o Fórum Sindical e Popular de Minas Gerais e o Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB) realizou, em 27/04, na cidade de Ouro Preto, o “Seminário Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora: Desafios e Perspectivas”. A universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cedeu o auditório do Departamento de Geologia para receber participantes de todo o país.

No dia anterior, os participantes visitaram as ruinas da localidade de Bento Rodrigues, distrito de Mariana dizimado após o rompimento da barragem de rejeitos da Mineradora Samarco, ocorrido em novembro de 2015, causando o maior desastre do gênero da história mundial nos últimos 100 anos e o maior acidente de trabalho do Brasil.

TEMÁRIO PÕE O DEDO NA FERIDA
Na programação, painéis e debates apresentados e mediados por técnicos e especialistas, abordando temas como “Desenvolvimento no Brasil: Desafios para a Saúde Pública”; “Determinantes Sociais e Ambientais do Marco Regulatório da Mineração: Conferência Nacional da Mineração”; “Samarco; Um Acidente de Trabalho Anunciado”; “Acordo Samarco, Vale e BHP – Avaliação dos Efeitos e Desdobramentos do Rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana”, e “Acidentes de Trabalho: Somos Todos Atingidos”.
Às 16hfoi lido o Manifesto e feita pausa de um minuto de silêncio em memória das vítimas de acidentes de trabalho da Mineradora Samarco.

A Força Sindical foi representada por Arnaldo Gonçalves, secretário Nacional de Saúde e Segurança; Luiz Carlos de Oliveira (Luizinho), secretário-adjunto de Saúde e Segurança; Vandeir Messias, presidente da Força Minas; Carlos Cassiano, presidente da Federação Mineira dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas, Farmacêuticas e de Fertilizantes (Femquifert), e Valter Aguiar, diretor do Sindicato dos Aeroviários de Minas (SAM), dentre inúmeros dirigentes sindicais da Força e de outras centrais sindicais.

O SIMBOLISMO DO 28 DE ABRIL
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data e motivou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a instituir, em 2003, o 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Na data, o mundo focaliza o valor da prevenção e da segurança e saúde no trabalho.