Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Sindicalismo presente

A sociedade brasileira de um modo geral não conhece verdadeiramente a história do movimento sindical e a importância que o mesmo teve na organização da classe trabalhadora para reivindicar ao longo dos anos melhores salários, condições de trabalho dignas e direitos.

Na linha evolutiva do sindicalismo brasileiro tivemos grandes lutas de resistência contra a exploração e o autoritarismo e de conquistas que beneficiam até hoje os trabalhadores como, por exemplo, os reajustes e aumentos salariais, a consolidação das leis trabalhistas, os direitos ampliados nos Contratos Coletivos de Trabalho, o 13º salário, a PLR e a política de valorização do salário mínimo.

O sindicalismo hoje sofre constantes ataques dos setores conservadores e neoliberais que buscam enfraquecer as estruturas de defesa da classe trabalhadora para precarizar as relações de trabalho, explorar a mão-de-obra, reduzir direitos e impor uma agenda recessiva. Contra tudo isto, nós, do movimento sindical, continuamos resistindo; e contar a nossa história de lutas e conquistas é fundamental para a sociedade brasileira nos apoiar.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos).