Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

“Cidadania nas eleições sindicais” – artigo de Miguel Torres publicado no Diário de S.Paulo

miguelzinho640

“Iniciamos ontem as eleições para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes buscando o voto de cada trabalhador e cada trabalhadora metalúrgico sindicalizado nas fábricas.

Temos 80 urnas percorrendo as empresas e conclamando os trabalhadores a exercerem o seu direito de votar e de manifestar sua vontade, soberana, em relação aos seus representantes. Isto, porque, um Sindicato não se sustenta sozinho nem leva adianta suas lutas, sem a participação efetiva da categoria que representa.

As eleições representam uma integração entre Sindicato e trabalhadores e estes são dias importantes para o exercício da democracia, porque a eleição no Sindicato também é uma luta em prol dos trabalhadores metalúrgicos e do Brasil.

O apoio da categoria à Chapa 1 do pleito, mesmo sendo chapa única, é fundamental para referendar a diretoria, o seu trabalho e o seu compromisso com os interesses dos trabalhadores.

Temos hoje um dos maiores desafios, que é enfrentar uma das maiores ameaças a toda a história de lutas e conquistas da classe trabalhadora, defender os direitos trabalhistas e sociais tão arduamente conquistados e vencer.

As reformas anunciadas não vêm para promover uma relação de equilíbrio entre capital, trabalho e governo, elas vêm para enfraquecer a estrutura e a organização sindical, desmontar a Justiça do Trabalho, acabar com direitos que promovem dignidade e cidadania.

A maioria dos que defendem a reforma da Previdência, por exemplo, já está aposentada ou não vai depender dessa aposentadoria no futuro. Os que defendem uma reforma trabalhista ampla querem tão somente diminuir custos da produção e baratear ainda mais a mão de obra.

Centenas de dirigentes metalúrgicos de todo o Brasil trabalham nas eleições do Sindicato, acompanhando as urnas que saíram cedo para as fábricas, e estão todos unidos nesta luta, uma luta que não para, por nem um direito a menos e por mais emprego e renda, por uma política de valorização dos trabalhadores.

Os votos desta eleição serão coletados até amanhã e a apuração será sexta-feira, dia 16, no Sindicato”.

Miguel Torres
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e vice-presidente da Força Sindical

Artigo publicado no Diário de SP, edição de 14 de setembro 2015

newimage