Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Curso nível 1 para delegados sindicais

O nosso Sindicato realizou nos dias 26 e 27 de junho mais um Curso de Formação Sindical (nível 1). O evento, que é imprescindível para o fortalecimento das lutas da categoria metalúrgica em São Paulo e Mogi das Cruzes, reuniu cerca de 70 delegados e delegadas sindicais.

Participaram da abertura do evento, no Palácio do Trabalhador, o presidente do Sindicato Miguel Torres, o Secretário-Geral Jorge Carlos de Morais, o Arakém, o deputado federal Paulinho, presidente da Força Sindical, a diretora de finanças Elza Pereira, o vereador Cláudio Prado e os diretores do Sindicato: David, Silvio, Mendonça, Valdir, Sales, Teco, Leninha, Lourival, Luis Valentim, Zé Luiz, José Silva e Jefferson.

Arakém apresentou aos delegados e delegadas sindicais a programação do curso e falou sobre a importância deste aprendizado e da troca de experiências sobre as conquistas nas fábricas. 

Paulinho, em sua mensagem aos delegados e delegadas sindicais, revelou que participou pela primeira vez de um curso como este em 1979. “É um momento muito importante para conhecer a história do sindicalismo, do nosso Sindicato e das lutas pioneiras pelos direitos dos trabalhadores”.

O presidente da Força Sindical destacou também as atuais lutas sindicais pelas 40 horas semanais, pela geração de emprego, contra o fator previdenciário e em defesa da política permanente de valorização do salário mínimo, como forma de distribuição de renda e de minimização da crise econômica.

”Precisamos, porém, de muita mobilização e participação, tanto nas ações sindicais quanto nos debates políticos. Não podemos esquecer que no ano que vem temos eleições e, portanto, devemos buscar eleger parlamentares e governantes comprometidos com os interesses da classe trabalhadora e da maioria do povo brasileiro”, avalia Paulinho.

Miguel Torres, presidente do Sindicato, falou sobre a importância dos delegados e delegadas sindicais na organização dos trabalhadores nas fábricas, em defesa dos direitos e de melhores condições de trabalho, no fortalecimento das campanhas salariais e das negociações com os patrões, no intercâmbio de informações do Sindicato com os trabalhadores na base e na renovação das futuras direções e assessorias sindicais.

”Vamos colocar em prática, com o apoio dos delegados e delegadas, tudo o que foi decidido no 11º Congresso da Categoria, incluindo as demandas que surgirem daqui pra frente”, afirmou Miguel Torres.

O presidente do Sindicato salientou ainda que, além das lutas sindicais, os trabalhadores devem ter uma maior participação cidadã em defesa das melhorias urbanas nos bairros em que residem e isto, segundo Miguel Torres, é possível por intermédio de uma atuação cotidiana nas comunidades e nos partidos políticos.

”Hoje, em Brasília, de 513 parlamentares, apenas 141 parlamentares votam de forma progressista a favor dos interesses da classe trabalhadora. Precisamos, então, ampliar nossa representatividade política nos parlamentos e nos governos para obter os avanços sociais e trabalhistas que almejamos”, finaliza Miguel Torres.

Após a abertura, os delegados e delegadas sindicais assistiram ao documentário “Nossos Bravos”, do Dieese, sobre a história da luta dos trabalhadores brasileiros no início do século 20, após o período escravagista no Brasil. Depois, seguiram para o Clube de Campo do Sindicato em Mogi das Cruzes.

Temas em debate – A Campanha Salarial 2009 também foi um dos principais temas desta etapa de cursos. O objetivo é preparar a categoria metalúrgica para a elaboração de uma pauta de reivindicações e enfrentar uma campanha difícil, principalmente em razão da conjuntura econômica atual e dos efeitos da crise global no País.

Além disto, os delegados sindicais também debateram as principais decisões do 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, a importância da Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais e da ratificação da Convenção 158 da OIT (contra as demissões imotivadas) e as ações em defesa do desenvolvimento, por mais investimentos no setor produtivo, pela redução dos juros e da carga tributária, por mais empregos, mais segurança e saúde nos locais de trabalho e por políticas públicas que garantam justiça social e o fim da miséria e da violência em nosso País.

Outros debates e atividades: no Clube de Campo, os delegados sindicais participaram da exibição e do debate do filme “Eles não usam black tie” e ficaram sabendo mais sobre a história do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, a presença da mulher trabalhadora no movimento sindical brasileiro e o cooperativismo, em palestra de Clarisvaldo Izídio de Almeida, presidente da MetalCred.

Esta iniciativa do Sindicato conta com o apoio dos assessores técnicos José Osmair Polisel (Jop), Jorge Luis Pereira (Feijão) e Valdir Chaim. O curso terminou no sábado (27 de junho), no Clube de Campo de Mogi das Cruzes.