Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Fórum de debates será instalado em setembro em Brasília

O governo federal, finalmente, confirmou a criação de um fórum para debater questões relacionadas ao emprego, trabalho, renda, Previdência Social e desenvolvimento do País. Vamos debater estes temas importantes com empresários e os representantes do governo a serem nomeados pela presidenta Dilma Rousseff.

O fórum será instalado no dia 2 setembro, em Brasília. É a promessa do governo. Na verdade, os representantes de setores organizados da sociedade precisavam de uma instância para discutir uma agenda que reúna assuntos como desenvolvimento, inclusão social e distribuição de renda.

Temos nossas propostas para desenvolver o País e fazer a economia crescer para gerar riqueza, emprego e renda. É claro que parte da crise econômica e política ocorre por uma série de fatores, entre os quais problemas internacionais e erros na condução da política econômica. Mas também por falta de diálogo.

Vamos reafirmar nossas posições contidas no documento “Agenda da classe trabalhadora”, elaborado pelas centrais sindicais, segundo o qual o desenvolvimento nacional se dá com  valorização do trabalho. Além disso, precisamos de um Estado indutor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental e fortalecimento do mercado interno.

Tão importante como os temas gerais são as ações que o governo deve empreender para estimular a produção. Exigimos dele uma política de redução dos juros e outra capaz de proteger e incentivar a indústria para aumentar a produção e o comércio. Objetivo: geração de empregos de qualidade.

Por enquanto, nos resta superar a preocupação de estarmos  numa campanha salarial num momento de recessão, de aceleração do processo de desindustrialização, de desemprego em alta e da falta de qualificação. Sabemos que, em um determinado momento, a crise passará; e o País precisará estar preparado para o crescimento.

Miguel Torres
presidente Sindicato/CNTM/Força Sindical