Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

A importância do trabalho!


Uma das coisas mais importantes na vida de um(a) trabalhador(a), chefe de família, é, sem dúvida, o trabalho. É com o salário proveniente do trabalho que esse(a) trabalhador(a) mantém o sustento de sua família, paga suas contas, educa seus filhos, adquire bens de consumo e os medicamentos necessários quando um dos seus adoece, influenciando diretamente em sua qualidade de vida nos aspectos pessoais, econômicos e sociais. O trabalho supre, enfim, as necessidades de todos aqueles que dele(a) dependem. Mas o trabalho, mais do que apenas fornecer sustento e quitar contas, traz outros pontos fundamentais em nossas vidas.

O trabalho na vida de uma pessoa traz uma satisfação pessoal para o(a) trabalhador(a) e uma motivação a mais para que ele dê continuidade à sua empreitada, uma sensação do dever cumprido mesmo sabedor de que não pode parar. Mas, quando falamos em trabalho, estamos nos referindo ao trabalho decente, em ambiente seguro e com salário digno, não ao trabalho predatório, informal, inseguro e de ganhos incertos.

Outras vantagens importantes trazidas pelo trabalho são as diversidades que o ato de trabalhar oferece, tais como: disciplina, relacionamento interpessoal com os demais companheiros, uma vida ativa, a sensação de sentir-se útil, realização profissional e o próprio desenvolvimento profissional e humano, entre outras.

Já o desemprego é responsável pelos problemas relacionados à saúde física e mental do(a) trabalhador(a), a violência e o crime, muitas das vezes, também tem relação direta com o desemprego, assim como uma ampla desorganização familiar e social, podendo, inclusive, levar à desagregação familiar.

A Força Sindical sempre pautou sua atuação na defesa do emprego e dos trabalhadores, na manutenção e ampliação dos direitos e por salários dignos. Vivenciamos, hoje, um período em que cerca de treze milhões de brasileiros(as) estão sem emprego, número este que alcançam a estratosfera se levarmos em conta seus dependentes diretos.

Nossos governantes têm de se posicionar do lado da classe trabalhadora e traçar objetivos para que o Brasil retome o seu crescimento econômico e com geração de mais empregos, como baixar a taxa de juros e incentivar os investimentos no setor produtivo. Os trabalhadores brasileiros precisam e merecem que isto aconteça!

Miguel Torres é presidente interino da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)