Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Pela sanção presidencial à fórmula 85/95

Miguel-boneco---prs.“Aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, a fórmula 85/95 (quando o tempo de contribuição somado à idade alcançar 85 anos para mulheres e 95 para homens) é uma alternativa ao Fator Previdenciário, mecanismo criado em 1999 com o objetivo de reduzir o valor dos benefícios previdenciários no momento de sua concessão, desencorajando as aposentadorias precoces.

A aprovação da fórmula 85/95 representa uma vitória da Força Sindical, de suas entidades filiadas e das demais Centrais Sindicais – que sempre defenderam a substituição do Fator por outro dispositivo, que não penalizasse os trabalhadores –, e uma derrota para o governo, que insistia na manutenção do Fator.

Não poderíamos deixar de comentar a destacada atuação do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente nacional do Solidariedade, nosso grande articulador no Congresso Nacional, para esta vitória dos trabalhadores. Agora, cabe à presidenta Dilma sancionar aquilo que o Congresso aprovou.

Mas a nossa luta não acabou! Agora, temos de, daqui até a sanção presidencial, pressionar e tentar sensibilizar a presidenta a não vetar o que foi aprovado como alternativa ao Fator, impedindo, assim, que os trabalhadores prestes a se aposentar ganhem outra “pedalada” do governo federal.

Vamos ficar atentos e acompanhar de perto todos os eventos referentes ao tema”.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes