Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Retomada da produção

Aos poucos, as empresas estão retomando a produção, e voltando a contratar trabalhadores, o que significa que os efeitos da crise financeira estão diminuindo. É uma boa notícia, mas precisamos continuar desenvolvendo ações para garantir os empregos, e pressionando o governo para que intensifique as medidas de combate à crise, para garantir os investimentos e a retomada plena da produção.

A pressão do movimento sindical e da sociedade já levou o governo a reduzir o IPI (imposto sobre produtos industrializados) para os carros, conceder incentivos à construção civil, para a construção de moradias populares, e o Banco Central diminuiu a taxa de juros (Selic).

Mas precisamos mais. Os juros precisam continuar caindo para baratear o crédito a quem precisa, e os bancos precisam diminuir o chamado ´spread´ bancário, que é a diferença entre a taxa que os bancos pagam quando captam recursos e a taxa que eles cobram para emprestar dinheiro.

Juros baixos significam melhoria de vida para toda a sociedade. Juros altos só beneficiam os ricos.

Só neste ano, nossas ações resultaram em acordos que garantiram o emprego de milhares de trabalhadores da base. Alguns desses acordos, de redução de jornada e de salário, estão sendo suspensos antes do tempo, porque as empresas estão retomando a produção. Estamos contribuindo para esse quadro de recuperação e vamos manter nossas ações frente ao governo e patrões, com mobilização e luta.

Jornal O Metalúrgico – edição 554