Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Sindicato defende redução do IPI

Nota Oficial sobre a manutenção da redução do IPI 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes manifesta-se favorável à manutenção da redução do IPI para produtos da linha branca – máquina de lavar, tanquinho, fogão e geladeira –, tendo em vista os inúmeros benefícios sociais que a medida vem proporcionando e o impacto positivo para o setor.

Tanto as medidas de caráter monetário quanto fiscais, adotadas pelo governo, foram fundamentais para aliviar as inevitáveis pressões da crise financeira sobre a produção e o emprego.

As medidas tomadas na área tributária contribuíram para impulsionar a atividade econômica. A redução do IPI alavancou as vendas e a produção de produtos da linha branca que, nos meses de junho, julho e agosto, deste ano, cresceram, em média, 27% em comparação com os mesmos meses de 2008.

Entre abril e dezembro de 2009, serão incorporados ao mercado de trabalho, no segmento de eletroeletrônico, cerca de 3.900 trabalhadores, um acréscimo, em termos percentuais, de 2,51%.

Considerando-se que para cada emprego gerado nessa indústria são criados nove na cadeia produtiva, o total de postos de trabalho gerados, ou recuperados, é de 35.100 no período considerado. Insumos como aço, tinta, borracha, plástico, motores, compressores, cabos e fios e serviços de comercialização, assistência técnica, pós-venda e seguro completam a cadeia.

A manutenção e geração de novos empregos e a expectativa de retomada de crescimento a níveis semelhantes aos ocorridos anteriormente à crise, já para 2010, são motivos suficientes para se manter as reduções de impostos.

Reafirmamos, assim, nossa posição e reiteramos nossa confiança no bom senso e no espírito público das autoridades econômicas do Governo no sentido da manutenção da redução das alíquotas de IPI para os setores hoje beneficiados, evitando, dessa forma, o aumento do desemprego e dos problemas sociais decorrentes.