Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Maria Euzilene Nogueira, Leninha – 4ª Tesoureira

Maria Luzilene Nogueira, a Leninha, nasceu aos 13 de junho de 1970, em Solonópole – uma pequena cidade do Estado do Ceará.

Até seus dezoito anos morou em um pequeno povoado com seus pais e seis irmãos. Desde pequena ajudava seu pai na lavoura e com os animais, mas foi acompanhando-o às reuniões sindicais no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, espaço onde se davam as discussões em torno dos projetos dos Governos Federais sobre Reforma Agrária, Ematesce, Bolsão, Construção de Barragens etc. , que desenvolveu seu gosto pela política sindical e social.

Desde 1988 mora em São Paulo tendo seu primeiro trabalho na indústria. Com seis meses de emprego participou ativamente de uma greve por transporte fretado, luta que proporcionou um contato direto com uma comissão de fábrica e com o sindicato de sua categoria.

Desde então não lhe bastou ser atuante nas questões internas do espaço de trabalho. Busca constantemente ampliar sua capacidade de envolver um maior número possível de companheiros e companheiras em prol das lutas conquistando uma consciência de que só com unidade as conquistas se dão com mais rapidez e maior qualidade.

Foi demitida por sua atividade sindical, mas não se deixou coagir, pois logo que conseguia um novo emprego buscava interagir com os demais trabalhadores. Sócia e atuante nas questões deste Sindicato desde 1998, em seu último emprego, organizada com os demais trabalhadores e trabalhadoras e Sindicato, conquistou a redução de jornada para 40h semanais sem reduzir salário; uma PLR superior ao piso da categoria; transporte fretado; melhorias no ambiente de trabalho e o seu retorno ao trabalho depois de duas demissões por perseguição política.

Mãe e responsável pela família, Leninha ainda busca tempo para atuar nas questões do bairro onde mora, pois é vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim das Oliveiras – Alvarenga – SBC, onde trata com os demais moradores assuntos de cidadania, visando sempre compartilhar seus conhecimentos sociais, humanos e políticos adquiridos ao longo de sua jornada trabalhista e estudantil. É bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Santo André (2004-2007) e pós graduada em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Foi assessora da Diretoria do Sindicato desde 2006 e nas eleições sindicais, em dezembro de 2008, foi eleita diretora pela Chapa 1 pela primeira vez. Em 2012 foi reeleita, assumindo em 2013 o cargo de 4ª tesoureira. Também é responsável pelo Departamento da Mulher Metalúrgica e pela realização de Encontros do Coletivo de Mulheres Metalúrgicas.

Em eleições realizadas em agosto de 2016, Leninha foi reeleita diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes para a gestão 2017-2021, no cargo de 4ª tesoureira. Nas eleições de novembro de 2020, foi reeleita 4ª tesoureira para o mandato 2021-2025.