Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Jefferson Coriteac – 5º Secretário

Jefferson Coriteac

Data de nascimento: 14/08/1974

Tornou-se sócio: 11/08/1998

Naturalidade: São Paulo – SP

5º Secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Jefferson, com 13 anos, estudou mecânica de autos, aprendeu a profissão e trabalhou nela até seus 17 anos. Dos 17 aos 19 anos trabalhou em uma loja de autopeças.

Aos 20 anos, foi admitido em uma metalúrgica, e foi aí que iniciou sua atividade sindical. Tornou-se assessor de diretoria em 1996. Em 2001, foi eleito diretor, e reeleito em 2004. Nessa trajetória, participou de várias lutas pelos direitos dos trabalhadores, greves, manifestações e coordenou campanhas políticas.

Foi eleito secretário Nacional da Juventude da Força Sindical no 5º congresso da central realizado em agosto de 2005, onde representa a Força em atividades nacionais e internacionais relacionadas a políticas da juventude.

Entre outras atividades, a Secretaria busca formar os jovens para a militância sindical, para a defesa de direitos, como oportunidade para o primeiro emprego, cidadania, combate às drogas não só nas fábricas, mas no meio em que vivem (bairro, escola, comunidade).

Em dezembro de 2006, concluiu o curso da Escola de Governantes, ministrado pela Fundação Getúlio Vargas e reconhecido pela USP.

Jefferson foi membro titular do CCPNPE ( Conselho Consultivo do programa Nacional de Primeiro Emprego) do Governo Federal, é membro titular do CJA (Comitê de Jovens das Américas da Confederação Americana de Sindicatos) e  presidente do Comitê Mundial da Juventude da CSI (Confederação Internacional de Sindicatos) com sede em Bruxelas/Bélgica.

Visitou vários países em congressos, seminários, encontros de jovens e, juntamente com delegações da Força Sindical, teve a oportunidade de divulgar o trabalho e as atividades desenvolvidas pela central e pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Dentre os países visitados estão: Argentina, Uruguai, Venezuela, Panamá, México, Costa Rica, EUA, Japão, China, Bélgica, Ucrânia, Alemanha, Suíça, França e Portugal, entre outros.

Uma prática que continua exercendo para trocar experiências sindicais e promover o intercâmbio de informações em defesa de uma participação mais intensa da juventude no mundo do trabalho, no sindicalismo e na política.

Jefferson é o diretor responsável pelo Departamento da Juventude Metalúrgica. Mas está licenciado porque ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente, é Secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Ministério da Agricultura.

Em eleições realizadas em agosto de 2016, Jefferson foi reeleito diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes para a gestão 2017-2021, no cargo de 2º secretário. Nas eleições de novembro de 2020, foi eleito 5º Secretário para o mandato 2021-2025.