Notícias

11º CONGRESSO METALÚRGICO FORTALECE LUTAS E CONQUISTAS


1.200 DELEGADOS SINDICAIS – Plenária do 11º Congresso, reunindo os quatro grupos de delegados, vota deliberações, dia 19 de junho


Os dias 17, 18 e 19 de junho de 2009 entraram para a história dos metalúrgicos da Capital e Mogi das Cruzes. Nesses três dias, 1.200 delegados, de 487 fábricas, se reuniram no 11º Congresso, assistiram palestras, formaram quatro grupos de trabalho, debateram e deliberaram sobre questões sindicais, trabalhistas, econômicas, sociais e políticas.
 O resultado é um conjunto de deliberações que resgata a história do Sindicato e aponta caminhos para as lutas da categoria, principalmente a campanha salarial no segundo semestre. O presidente Miguel Torres avalia: “Fizemos um evento histórico, com unidade, disciplina e intensa participação. Saímos do Congresso ainda mais fortes”.

O 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes deu posse à diretoria eleita em dezembro
A diretoria do Sindicato, eleita pela categoria em dezembro último, tomou posse em 19 de junho, último dia do 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. A cerimônia, respaldada pelos 1.200 delegados, de 487 fábricas, contou também com autoridades governamentais, sindicalistas e personalidades políticas.

Miguel Torres, à frente de uma diretoria com 38 membros, destacou em seu discurso que a unidade da categoria foi fundamental para enfrentar a crise e garantir empregos: “Desde o último trimestre de 2008, os metalúrgicos de São Paulo lançaram a palavra de ordem ‘os trabalhadores não vão pagar pela crise’ e foram à luta. A unidade com o Sindicato foi fundamental para deixarmos pra trás os momentos de incerteza”.

Miguel aponta caminhos: “O desafio agora, com a recuperação econômica, é uma grande campanha salarial no segundo semestre, a partir das fábricas e com forte participação dos delegados”. Ele acredita na possibilidade de avançar: “Queremos conquistar melhores salários e condições de trabalho, melhores benefícios sociais e garantias para os empregos”.

DELEGADOS  – A extensão das garantias da Convenção 158 da OIT aos delegados sindicais, proibindo demissão imotivada, é uma das metas da diretoria empossada. O Congresso aprovou moção instituindo 17 de janeiro como o Dia do Delegado Sindical.

Clique aqui e acesse o Jornal O Metalúrgico, nº 556, de Junho de 2009, especial sobre o Congresso Metalúrgico