Notícias

13.500 metalúrgicos preparados para greve por aumento real

Eduardo Metroviche
A mobilização por aumento real atingiu cerca de 13.500 trabalhadores nesta quinta-feira, 21. Este é o saldo do terceiro dia da série de assembléias realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região nesta semana. Nesta quinta-feira, foi a vez dos trabalhadores de fábricas de Jandira, Itapevi e Carapicuíba fortalecerem a manifestação.

Os cerca de 3.500 metalúrgicos de empresas como Budai, MKS, Vetco Gray, Rayton, Onrom, Prodec, Jandinox, entre outras se concentraram em frente a Açotécnica, em Jandira, numa assembléia unificada. Também houve assembléia na Jaraguá, em Itapevi, e em outras fábricas.

Nas assembléias, os trabalhadores rejeitaram por unanimidade a proposta feita pelo grupo 2 (máquinas e eletroeletrônicos) de apenas 2,5% de aumento real. O grupo apresentou a proposta ontem, em negociação com a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que já havia rejeitado a proposta ainda na mesa de negociação.

A mobilização em Jandira fecha uma semana de intensa movimentação nas fábricas da região. O Sindicato promoveu assembléias em fábricas de Osasco, Cotia e Vargem Grande Paulista. Para a semana que vem está prevista a continuidade da série de assembléias em metalúrgicas de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Barueri, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

A categoria está disposta à greve, caso na próxima semana não haja proposta satisfatória por parte dos grupos patronais. A data-base dos metalúrgicos é 1º de novembro. “A mobilização desta semana deixa clara a disposição da categoria de buscar um reajuste compatível com o aquecimento da produção e do conjunto da economia e, se isso não vier, a greve vai ser a alternativa pelo reajuste’, afirma o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

A categoria também reivindica o fim do teto de aplicação do reajuste salarial; piso salarial unificado; licença maternidade de 180 dias; redução da jornada de trabalho; negociação de PLR; combate à demissão imotivada; programa de formação e qualificação profissional e sindical.

Os metalúrgicos de Osasco e região participam da Campanha Salarial Unificada, organizada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que representa cerca de 800 mil trabalhadores, 40 mil destes estão na região de Osasco.

Por Cristiane Alves
Assessoria de Imprensa
www.sindmetal.org.br