Notícias

21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

No Brasil, a campanha mundial da ONU (Organizações das Nações Unidas) começou no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, principalmente em razão de as mulheres negras serem as maiores vítimas da violência, das agressões e do feminicídio.

Com participação da Força Sindical, entre outras centrais sindicais, entidades filiadas, Congresso Nacional e outras organizações civis e do poder público, a campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é realizada todos os anos em mais de 150 países, com inúmeras atividades para chamar a atenção das sociedades para esta realidade e cobrar dos governos a adoção de políticas públicas efetivas, nas mais diversas áreas, para garantir proteção e acolhimento das vítimas.

A campanha também orienta as mulheres para que se protejam e denunciem os casos de violência em canais oficiais. No Brasil, por exemplo, há o telefone 180.

No dia 7 de dezembro, no centro de São Paulo, foi realizado de forma presencial e online um Encontro 21 Dias de Ativismo com o tema “Cenário Brasileiro e Expectativas para o Futuro no Combate à Violência contra a Mulher”. Uma iniciativa da Rede Mulheres Brasil e do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais.

A campanha encerra-se oficialmente no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.