Notícias

5 mil metalúrgicos de Cotia aprovam pauta de reivindicações

Ao menos 5 mil metalúrgicos de Cotia e Vargem Grande Paulista se organizaram na manhã desta quarta-feira, 19, em frente às fabricas pela aprovação da pauta de reivindicações trabalhistas de 2011. Ao todo, 18 empresas participaram das manifestações organizadas pelo Sindicato.

Nos encontros, os diretores e o presidente do Sindicato, falaram sobre a importância da mobilização e ressaltaram a necessidade de luta pela aprovação da pauta, que neste ano tem mais de 100 itens. Destes os principais são: Aumento real, fim do teto de aplicação do reajuste, valorização do piso salarial, 40 horas semanais, licença maternidade de 180 dias, fim das terceirizações

A organização dos metalúrgicos em frente mostrou o interesse da categoria e o desejo de conquistar melhorias em seu direito. “Estamos negociando a pauta com os patrões. Se algum grupo não fechar, a conversa vai vim para frente da fábrica”, conta o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

Jorge explicou aos companheiros que ainda não é o momento de apresentar os números. “Salário melhor é o nosso principal objetivo. Não estamos trabalhando com números, mas já temos um parâmetro. Os metalúrgicos do ABC conseguiram fechar com 10%, mas a data-base deles foi no dia 1º de setembro. Tudo depende de como estará a inflação”, explicou.

Um companheiro de Cotia aprovou a série de assembleias em frente à fábricas. “A mobilização é importante para conquistarmos um bom aumento. Hoje temos força para lutar”, avalia.

Outro companheiro disse que está disposto a cruzar os braços por melhorias. “Vou para greve se for preciso. O Sindicato contribui para a nossa união e fortalecimento. Estamos fortes e unidos para reivindicarmos pelo melhor”, conta.

Leia também:

6 mil metalúrgicos protestam por aumento real na região de Taboão da Serra

Por Auris Souza
www.sindmetal.org.br