Notícias

Acidente na Arqtec fere três trabalhadores


Em assembleia, diretor Luisinho pediu aos
trabalhadores para não fazer trabalho de risco

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo denuncia mais um acidente de trabalho, ocorrido nesta quarta-feira, dia 9, na Arqtec Revestimentos Metálicos, na Vila Carioca, zona sul, ferindo três trabalhadores.

Eles foram atingidos por chapas de aço, que escorregaram da pilha que estava sendo movimentada por 12 funcionários.

Os trabalhadores contam que as chapas têm várias espessuras e estavam armazenadas em pé, sobre cavaletes. Na terça-feira, 12 deles estavam movimentando as chapas para tirar a que estava embaixo da pilha, quando, de repente, as chapas começaram a escorregar. Dois trabalhadores ficaram prensados e outro foi atingido nas pernas e bacia e está hospitalizado. Os demais foram liberados.

Segundo o diretor do Departamento de Segurança e Saúde do Sindicato, Luís Carlos de Oliveira, o Luisinho, os trabalhadores já haviam procurado o Sindicato e denunciado o risco de acidentes no armazenamento das chapas de recioboldi (para revestimento de fachadas).

No dia 4 passado, o Sindicato enviou carta à empresa, solicitando uma vistoria, mas teve o pedido recusado. “A empresa também não tomou nenhuma providência e o resultado está aí. Agora, ela vai ter o Ministério Público do Trabalho, a 2ª Delegacia de Acidentes de Trabalho e a Delegacia Regional do Trabalho em cima dela”, afirma Luisinho. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 2º DP.

Nesta quinta-feira, o Sindicato realizou uma assembleia com os funcionários e disse que os trabalhadores não vão mais aceitar fazer esse tipo de procedimento. “O emprego é importante, mas a vida é mais importante”, disse Luisinho aos trabalhadores. Segundo ele, a Arqtec tem que arrumar um jeito correto e seguro de armazenar as chapas.

A empresa, por sua vez, alega que houve negligência dos trabalhadores. “Isso é tentativa de se livrar da responsabilidade”, rebate o diretor Luisinho.

Por Assessoria de Imprensa do Sindicato