Notícias

Acordo salarial garante aumento de até 12,11%

Paulo Segura

O aumento salarial conquistado na campanha salarial 2011 será de até 12,11%. Esse percentual leva em conta o aumento garantido aos pisos, que terão reajuste correspondente à inflação dos últimos 12 meses medida pelo INPC (6,66%) mais aumento real entre 3,13% e 5,11%, conforme o grupo patronal.

Os demais salários serão corrigidos em 10%, correspondente à inflação (6,66%) mais 3,13% de aumento real.

A categoria também receberá abonos salariais, de 26% e 28%, a serem pagos entre dezembro e fevereiro, conforme o grupo patronal.

“O embate na mesa de negociações foi duro, mas a mobilização da categoria foi forte e levou a esta conquista”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres.

Os acordos foram fechados com os grupos 2 (máquinas e eletroeletrônicos), 3 (autopeças), 19-3 (metais ferrosos, equipamentos ferroviários, balanças, metais não ferrosos, condutores elétricos e trefilação de metais não ferrosos, esquadrias metálicas, e outros), 10 (Fiesp), Fundição, Estamparia de Metais e Sindisider (produtos para siderurgia).

Ainda não fecharam acordo o Sindirepa (reparação de veículos) e Sindicato da Ind. de Rolhas Metálicas.

A campanha salarial envolve cerca de 800 mil trabalhadores no Estado, filiados à Força Sindical e à Federação dos Metalúrgicos do ESP.

Jaelcio Santana

Assembleia realizada no dia 30 de outubro, na rua do Sindicato

Acordo com o grupo 10

Acordo com o grupo 2

Acordo com o grupo 19-3