O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizou na última sexta-feira, dia 20, a assembleia oficial da campanha salarial que aprovou a pauta de reivindicações salariais da categoria a ser encaminhada aos patrões. O evento reuniu cerca de mil trabalhadores no auditório do Sindicato, na Liberdade.
Para Miguel Torres, presidente do Sindicato e da Força Sindical, este ano a categoria vai buscar a sua parte do crescimento econômico e da produção que o Brasil está vivendo. “A indústria retomou sua produção, a produtividade está em alta e os trabalhadores estão fazendo muitas horas extras. Portanto, os salários têm de acompanhar este crescimento econômico”, afirma Miguel Torres.
Entrega da pauta– A pauta será entregue à Fiesp e aos demais grupos patronais na próxima quarta-feira, dia 25 de agosto, às 10h, com uma grande manifestação. No dia 18 de setembro, no Clube de Campo em Mogi das Cruzes, haverá uma nova assembleia de avaliação da campanha. Participe desta luta!
Reivindicações aprovadas
A pauta aprovada inclui, entre outros, os seguintes itens:
* reajuste salarial
* aumento real
* fim das demissões imotivadas
* redução da jornada de trabalho, sem redução salarial
* valorização do piso salarial
* negociação de PLR
* qualificação profissional
* licença-maternidade de 180 dias
* contribuição assistencial
A campanha deste ano envolve basicamente itens econômicos, tendo em vista que as questões sociais já constam da Convenção Coletiva de Trabalho assinada no ano passado, com validade de dois anos.
A campanha unificada reúne 53 sindicatos de metalúrgicos do Estado, filiados à Força Sindical, que representam cerca de 700 mil trabalhadores com data-base em 1º de novembro.
Leia opinião de Miguel Torres
Campanha Salarial 2010
Matéria anterior:
Reunião na Federação marca início da Campanha Salarial 2010