Notícias

2 mil manifestantes protestam contra mudanças no seguro-desemprego

Miguel640
Presidente Miguel Torres

A Força Sindical e as demais centrais sindicais realizaram hoje, 2 de março, atos de protesto em frente às Superintendências Regionais do Trabalho em vários Estados pela revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram as regras do seguro-desemprego, abono salarial (PIS/Pasep), seguro-defeso (para pescadores), pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão.

Em São Paulo, o ato teve início às 9 horas, em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (rua Martins Fontes, 109 – Centro) e contou com a participação de cerca de 2 mil manifestantes, de todas as centrais sindicais e diversas categorias.

“É fundamental esclarecer a sociedade sobre a decisão do governo, de querer que os trabalhadores paguem a conta de uma crise econômica que eles não provocaram. Hoje, entra em vigor a medida que restringe o acesso ao seguro-desemprego, e que vai prejudicar milhares de trabalhadores. Exigimos a revogação das medidas provisórias”, afirma Miguel Torres, presidente da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e CNTM.

diretores
Diretores e assessores do Sindicato participam do ato em São Paulo

Miguel Torres lembrou que nas reuniões com ministros do governo – Nelson Barbosa (do Planejamento), Manoel Dias (Trabalho e Emprego), Carlos Gabas (Previdência Social), Miguel Rosseto (Secretaria-Geral da Presidência da República), as centrais sindicais apresentaram alternativas para evitar as limitações ao pagamento dos benefícios. E apresentaram propostas que podem substituir as MPs, cuja economia prevista chega a R$ 18 bilhões por ano.

“Nós temos propostas que podem levar a uma economia de R$ 111 bilhões. Não é justo mexer nos direitos dos trabalhadores. No entanto, apesar das alternativas, o governo não quer ceder”, enfatiza Miguel Torres.

A Central defende a taxação sobre grandes fortunas, imposto sobre lucros e dividendos distribuídos, tributação sobre remessas de lucro, taxação de aeronaves e embarcações de luxo, combate à fuga de capitais e fluxos ilícitos, DRU/FAT e desonerações do PIS/Pasep (FAT).

Antes, o presidente da Força Sindical esteve reunido com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que ressaltou serem as medidas importantes para o País, e que as comissões mistas que analisarão os textos serão instaladas na próxima semana.

Interior também terá manifestações

Além de São Paulo, várias cidades do Interior do Estado também realizarão atos na segunda-feira, em frente às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego. As manifestações em Campinas serão feitas junto com os trabalhadores de Piracicaba. Em Ribeirão Preto estarão também os trabalhadores de Barretos.
Também serão realizados protestos em Santos, Sorocaba, Marília, Bauru e Guarulhos. Os atos deverão ocorrer às 10 horas.

Os dirigentes do Interior começaram a se movimentar antes. A Força Sindical Municipal Marília, coordenada por Irton Siqueira Torres, esteve em Ourinhos, no escritório político do deputado federal Capitão Augusto para pedir apoio à revogação das MPs.
Para Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical-SP, “o governo federal anunciou um conjunto de medidas que formam um verdadeiro ‘pacote de maldades’, prejudicando os trabalhadores”.

Atos nos Estados:
Amazonas
8 horas
Superintendência Regional do Trabalho
Endereço: Av. André Araújo nº 140, Aleixo, Manaus

Acre
9 horas
Superintendência Regional do Trabalho
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 874 – Rio Branco

Amapá
10 horas
Superintendência Regional do Trabalho
Endereço: Praça das Bandeiras – Macapá

AL
De 8h às 17h
Superintendência Regional do Trabalho
Endereço: Rua Senador Mendonça, 148 – Centro – Maceió

BA
8 horas
Superintendência Regional do Trabalho
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 698, Salvador

GO
8 horas
Superintendência Regional do Trabalho
Endereço: Avenida 85, nº 887 – Ed. Genebra – Setor Sul – Goiania

MG
8 horas
Superintendência Regional do Trabalho
Endereço: Rua Tamoios, 596

PA
9 horas
Superintendência Regional do Trabalho
Endereço: Rua Rui Barbosa, 815 – Belém

SE
9 horas
Superintendência Regional do Trabalho
Endereço: Calçadão da João Pessoa, S/N – Aracaju

PE
7 horas
Início da caminhada a partir da Praça do Derby até a Superintendência Regional do Trabalho de PE
Endereço: na Av. Agamenon Magalhães nº 2.000, Espinheiro, Derby, Recife

SP
10 horas
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
Endereço: Rua Martins Fontes, nº 109 – Centro

SC
9 horas
SRTE\SC – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
Endereço: Rua Victor Meirelles, 198, Centro, Florianópolis

Interior de SP
Serão realizados protestos em Santos, Sorocaba, Marília, Bauru, Ribeirão Preto e Guarulhos