Notícias

BRICS Sindical avança e monta estrutura de funcionamento

Marcos Junior

Por Dalva Ueharo, da assessoria de imprensa

“O III Fórum do BRICS Sindical foi diferente de todos os outros. Teve a composição das centrais de todos os países, todos puderam debater, a Declaraçãode Fortaleza foi aprovada por unanimidade e, pela primeira vez, a presidente da República, anfitriã, Dilma recebeu os trabalhadores”, avaliou Nilton Neco da Silva, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical.

Segundo ele, na reunião do Conselho do BRICS Sindical, nesta quarta-feira (dia 16), foi montada a estrutura do BRICS Sindical. Haverá um coordenador de cada país e um presidente que será do país que sedia a reunião. Por exemplo, atualmente será um brasileiro e em 2015, um russo, que será o anfitrião do encontro. “Vamos chegar mais organizados, com um documento mais afinado”, comemorou Neco, no final do encontro.

Avaliação positiva
Dirigentes sindicais estrangeiros – África do Sul, China, Índia e Rússia – fizeram uma avaliação positiva do III Fórum do BRICS Sindical, realizado no auditório do Hotel Oásis Atlântico,em Fortaleza, nos dias 15 e 16, especialmente o encontro com a presidente Dilma, no Centro de Convenções, onde foi realizada a Cúpula dos BRICS.

“É a primeira vez que uma presidente da República recebe representantes da BRICS Sindical e este foi um fato importante, porque ela se comprometeu a lutar para a inclusão dos trabalhadres no BRICS”, declarou Neco. “A presidente Dilma concordou em levar avante as nossas metas”, disse Edward Willian de Keerk, vice-presidente de Treinamento e Educação da FEdusa na África do Sul.

“Agradecemos ao Brasil pela organização deste evento”, ressalta Mikhail Shmakov, presidente da Federação Independent Trade Unions of Rússia. “A presidente Dilma se expressou com precisão sobre a inclusão dos trabalhadores nos BRICS”, declara Shiping Zhang, vice-presidente ACFT U, da China. ”A presidente do Brasil foi amigável  e disse que o desenvolvimento também depende dos trabalhadores”, ressalta Suresh Kumar Mukkolakkal Govindamarar, da Citu, da Índia.