Notícias

Campanha salarial é tema do Curso de Delegados Sindicais

 

Fotos Paulo Segura

Mais disposição para a luta

O Sindicato encerrou nesta sexta-feira (9), mais um Curso de Formação de Delegados Sindicais, de Nível 2. O evento, iniciado ontem, reuniu 240 trabalhadores(as) de várias fábricas e foi realizado no Centro de Lazer da Família Metalúrgica, na Praia Grande.

É a primeira vez que o Sindicato realiza um curso de formação neste local. Os trabalhadores foram acomodados nos apartamentos e participaram dos trabalhos no auditório inaugurado após a reforma do Centro de Lazer. Normalmente, os cursos são realizados no Clube de Campo do Sindicato, em Mogi das Cruzes.

“Este é um espaço de lazer, mas também de discussões e organização da luta sindical. É a primeira vez que o auditório é utilizado com a finalidade de discutir as ações do Sindicato e a organização dos trabalhadores”, afirma o presidente do Sindicato, Miguel Torres, que também acompanhou o evento.

Entre outros temas, o curso discutiu sobre a Campanha Salarial 2011, as formas de luta em defesa do aumento real e a redução da jornada de trabalho. “Nos cursos, discutimos sobre vários temas, econômicos, políticos, sociais. Neste, incluímos a campanha salarial, que eestamos iniciando, por ser importante para o seu fortalecimento, para que os trabalhadores tenham conhecimento da importância de participar desta luta pelos seus direitos, pelo seu aumento salarial e também em defesa da luta de classes”, explica Arakém, secretário-geral do Sindicato e coordenador dos cursos de formação de delegados(as).

A diretora financeira, Elza Costa Pereira, falou sobre a questão política e sobre a luta no Congresso Nacional, empreendida pelo deputado Paulinho da Força, em defesa dos direitos trabalhistas e contra as manobras para tirar direitos. “Precisamos estar atentos sempre, e mobilizados para fortalecer a luta e ampliar as conquistas. Os trabalhadores precisam ocupar todos os espaços”, disse.

O diretor e Vereador Claudio Prado conseguiu, na Câmara Municipal, a homologação do Dia do Delegado Sindical, comemorado em 17 de janeiro, e apresentou a placa comemorativa. A data foi instituída pelo Sindicato em homenagem ao companheiro Manoel Fiel Filho, morto pela ditadura militar.

Os cursos contam com o apoio dos assessores técnicos do Sindicato José Osmair Polisel (Jop), Jorge Luís Pereira (Feijão) e Valdir Chaim.


Arakém fala da importância da formação para o fortalecimento das lutas do Sindicato

 


Diretora Elza valorizou a participação dos trabalhadores

Miguel Torres e vereador Claudio Prado apresentam placa do Dia do Delegado
Sindical Metalúrgico, comemorado em 17 de janeiro

Arakém recepciona os delegados e delegadas na chegada ao Centro de Lazer na quinta-feira


Auditório lotado


Apresentação do painel econômico