Notícias

Centrais querem ser incluídas na agenda oficial dos Brics em reunião em 2014 no Brasil

As centrais sindicais realizaram ontem (12) reunião sobre a Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento) e atuação e participação do movimento sindical no processo de integração destes países em desenvolvimento.

Durante o encontro que contou com a participação das centrais nacional e estaduais, Forca Sindical, CUT, UGT e  CTB, (  NCST e CGTB, justificaram ausência ), foi dado um informe completo sobre o histórico do processo de debate internacional para a criação dos Brics Sindical como estratégia para fortalecer ação sindical conjunta e incluir agenda trabalhista nas discussões da Cúpula do Bloco.

Nilton Souza ,o Neco, ressaltou a importância de continuar pressionando junto o Governo Federal para que como anfitrião da Cúpula dos Brics 2014, ajude articular o apoio dos demais países para o reconhecimento dos Brics Sindical, a inclusão de suas atividades na agenda oficial da Cúpula e o apoio político e financeiro para as ações durante o evento no Brasil.

No final da reunião fico acertado de solicitar uma audiência com o ministro das Relações Exteriores para discutir o assunto.

Fico combinado que as centrais realizarão no âmbito da cúpula  uma grande conferência internacional dos Brics sindical com a presença de mais de 300 sindicalistas, e solicitará um encontro com os presidentes do bloco para a entrega de um documento com as reivindicações dos trabalhadores.

Também foi discutido a importância do diálogo com os movimentos sociais para fortalecer a luta e o dialogo  para que o bloco não se converta num processo meramente comercial, daí a necessidade do contraponto dos Brics sindical e social, diz Ortelio Palacio Cuesta, assessor para Assuntos Internacionais da Central.