Notícias

Chuva atrapalha festas do Dia do Trabalho

1 de maio de 2011 | 22h00


Karina Trevizan

O mau tempo atrapalhou as comemorações do Dia do Trabalho hoje na capital. Prevista para terminar às 19h, a festa organizada pela Força Sindical foi interrompida por volta das 14h30. Por causa da chuva intensa e do vento forte, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros determinaram que o evento fosse encerrado mais cedo.

A comemoração da Força, que teve o apoio de mais quatro centrais sindicais (UGT, CGTB, CTB e Nova Central), ocorreu na Av. Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda. Pela manhã, uma parte da estrutura lateral do palco, usada para fixar faixas, já havia cedido. Não houve feridos, mas a área foi isolada por segurança. Os toldos que faziam a cobertura do palco também foram rompidos por causa da chuva. “A chuva acabou com a festa”, lamentou Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força.

Segundo o sindicalista, cerca de 1,2 milhão de pessoas acompanharam os primeiros shows. No entanto, ele calcula que a quantidade tenha se reduzido para cerca de 500 mil por causa do mau tempo. A PM não confirma os números, mas não divulgou um balanço oficial do público.

O último artista a se apresentar foi o cantor Edson, que quis fazer seu show mesmo depois da determinação da PM e dos bombeiros para interromper o evento. “Estava dando curto circuito, todos os aparelhos tiveram de ser desligados”, disse Paulinho. “Só havia dois microfones sem fio funcionando. O Edson usou um deles para cantar algumas músicas, mesmo sob proibição da polícia e dos bombeiros”, completou. Em seguida, o evento foi encerrado.

Antes da interrupção, houve o sorteio de 20 automóveis para os presentes.

Compareceram ao evento o prefeito Gilberto Kassab, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. O governador Geraldo Alckmin também esteve presente, acompanhado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG). A presidente Dilma Rousseff era esperada, mas não foi.

Ela esteve em São Paulo para se submeter a exames no Hospital Sírio Libanês e foi confirmado um foco de pneumonia no pulmão esquerdo dela.

A festa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que ocorreu no Vale do Anhangabaú, também foi prejudicada pelo mau tempo. Durante a apresentação do cantor Chico César, por exemplo, boa parte do público deixou o local em frente ao palco para se esconder da chuva. A CUT e a PM não divulgaram números do público presente. A assessoria da central informou apenas que era difícil calcular por causa da chuva. A previsão era reunir 30 mil pessoas. Também se apresentaram Martinho da Vila, Mart’nália e Rappin Hood.

O ator norte-americano Danny Glover foi um dos convidados da CUT para a comemoração do 1º de Maio. Ele veio a convite da Central por intermédio da Service Employees International Union (SEIU), organização internacional reconhecida pela atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores de todo o mundo.