Notícias

Copom mantém Selic em 10,75% e diz que riscos de ianflação diminuíram

BRASÍLIA – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa de juros básica Selic em 10,75% ao ano, sem viés. A decisão foi unânime.
A justificativa do comitê para a decisão anunciada hoje foi a seguinte:
“O Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 10,75% ao ano, sem viés. Ao mesmo tempo em que não espera que o nível de inflação registrado nos últimos meses se mantenha em um futuro próximo, o Copom observa a continuação do processo de redução de riscos para o cenário inflacionário que se configura desde sua penúltima reunião. Nesse contexto, o comitê avalia que, neste momento, a manutenção da taxa de juros básica no nível estabelecido em sua reunião de julho proporciona condições adequadas para assegurar a convergência da inflação para a trajetória de metas.”
A manutenção da taxa pelo BC ocorre após três altas consecutivas. A primeira alta, de 0,75 ponto, ocorreu na reunião de 28 de abril. Em 9 de junho, o percentual foi elevado em mais 0,75 ponto, para 10,25%. No último encontro, em 21 de julho, a taxa subiu 0,5 ponto, para 10,75% ao ano.
A próxima reunião do Copom ocorre nos dias 19 e 20 de outubro.
(Azelma Rodrigues | Valor)