Notícias

Decisão desastrosa

Miguel Torres
A decisão do Copom (Comitê de Política Econômica) é um desastre para a economia brasileira. Infelizmente, o Brasil continua com uma das  maiores taxa de juros do mundo. Infelizmente, continuamos com uma absurda Taxa  Básica de 13,75%.a.a..
O aperto monetário do Banco Central está asfixiando não só a atividade econômica e a indústria, mas também o consumo das famílias, a produção e a geração de novos postos de trabalho.
Essa política derruba a atividade econômica, deteriora o mercado de trabalho e a renda, aumenta o desemprego e diminui a capacidade de consumo das famílias e, mais, reduz a confiança e os investimentos dos empresários, o que compromete a capacidade de crescimento econômico futuro.
O movimento sindical brasileiro quer que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza urgentemente  a taxa básica de juros. Exortamos o Banco Central, a quem o Copom é subordinado, a considerar outros fatores ao redor e repensar a estrutura do sistema de metas, extremamente conservadora.
Os trabalhadores cobram agilidade e reduções eficazes dos juros para facilitar o crescimento da economia e para reduzir a dívida pública, estimular a produção industrial – que se encontra estagnada –, aumentar o consumo e gerar empregos de qualidade.
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes