A afirmação é de Nilton Neco, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, durante Congresso da Alternativa Democrática Sindical
ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA – Durante seu discurso no Congresso de fundação da Alternativa Democrática Sindical (ADS), o secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco defendeu a unidade da classe trabalhadora nas Américas para enfrentar a retirada de direitos. “A luta unitária no âmbito internacional é fundamental para impedir a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores”, disse Neco durante Congresso da Alternativa Democrática Sindical.
O dirigente ressaltou que o apelo do movimento sindical é fundamental na América Latina, onde muitos países não têm legislação definida em defesa dos trabalhadores. “Nosso papel se torna fundamental nestes países para coibir a exploração dos trabalhadores”.
Representantes de Centrais Sindicais de 15 países da América do Sul e Central estão reunidos em Bogotá, na Colômbia. participando do Congresso que acontece até o próximo dia 21. Participam centrais do Brasil, México, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, El Salvador, Honduras, Curaçao, Aruba, Porto Rico e Paraguai. Juntas, elas representam cerca de trinta milhões de trabalhadores.
O objetivo desta nova entidade é fazer um contraponto à CSA (Central Sindical das Américas), que foi partidarizada pelo PT e pela CUT.
As companheiras Yara e Euzilene Nogueira (Leninha), diretoras do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, participam do congresso, representando o presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres.

