O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realiza nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de maio, o seu Curso de Formação de Delegados Sindicais, Nível 4. O curso reúne 120 trabalhadores da categoria de várias empresas e realiza-se em Brasília.
Lá, os trabalhadores vão visitar o Congresso Nacional. Serão recebidos pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, terão encontro com os presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, e participarão de palestra no Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
“Nosso objetivo é a formação sindical e política. Estes trabalhadores vão conhecer de perto as casas legislativas onde são debatidas as questões trabalhistas e constitucionais, enfim, o espaço onde são debatidas e aprovadas as leis que influenciam a vida dos cidadãos brasileiros”, explica Miguel Torres, presidente do Sindicato.
Estes trabalhadores já participaram dos cursos de níveis 1, 2 e 3, onde estudaram sobre a história do sindicalismo brasileiro, assistiram a documentários, como “Nossos Bravos”, do Dieese, sobre a história da luta dos trabalhadores no início do século 20, após o período escravagista, discutiram sobre as lutas atuais dos trabalhadores, como a questão da redução da jornada de trabalho para 40h semanais, a importância da participação nas ações sindicais, e discussões sociais e políticas, entre outros temas.
“Estes cursos são muito importantes para o fortalecimento das lutas da categoria. Os delegados são o braço direito do Sindicato dentro das fábricas. Estamos dando subsídios para que eles possam desenvolver melhor o trabalho de conscientização nos locais de trabalho e ajudar a desenvolver cidadania”, explica Arakém, secretário-geral e coordenador dos cursos.
Miguel Torres acrescenta que os delegados e delegadas sindicais são fundamentais na organização dos trabalhadores, na luta em defesa dos direitos e de melhores condições de trabalho, no fortalecimento das campanhas salariais e das negociações com os patrões, no intercâmbio de informações do Sindicato com os trabalhadores na base e na renovação das futuros diretores e assessores sindicais.
Os trabalhadores sairam do Sindicato no domingo (16), às 16h, rumo a Brasília, e voltarão para São Paulo na terça-feira à tarde. Todos os diretores do Sindicato também vão acompanhar os trabalhadores.