Notícias

Dia do Trabalhador em Belém reúne seis centrais

Nas ruas de Belém, seis centrais sindicais – Força Sindical, CUT, CTB, CGTB, NCST e UGT – fizeram manifestação no domingo para comemorar o Dia do Trabalhador. Eles fizeram uma passeata da Praça da Leitura, situada no bairro de São Brás, até a Praça da República, onde se reuniram aproximadamente quatro mil pessoas.

Os dirigentes das centrais fizeram discursos com os temas que compõem as bandeiras de luta, como redução da jornada de trabalho, Trabalho Decente, valorização do salário mínimo, fim do fator previdenciário e regulamentação da terceirização, entre outros.

A  maior ênfase foi para a jornada de 40 h semanais. “A medida”, segundo Ivo Borges  de Freitas, presidente da Força Sindical PA, “representa a possibilidade de abertura imediata de 2,5 milhões de novos postos de trabalho em todo o País e pelo menos 100 mil postos para a categoria metalúrgica no Pará”.

Ivo Borges, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Belém, defende que a redução da jornada de 44 h para 40 h possibilita ao trabalhador mais tempo para se dedicar à qualificação. “Além, é claro, de qualidade de vida, que é o que, no fundo, todos trabalhadores no mundo buscam”.

Por: Assessoria de Imprensa da Força Sindical/PA