Notícias

DSST realiza Encontro de Cipeiros

Luís Carlos de Oliveira, o Luisinho, diretor do Sindicato e coordenador do DSST 
Mais de 100 trabalhadores cipeiros metalúrgicos participaram, no dia 29 de março, de mais um importante Encontro de Cipeiros, realizado pelo DSST (Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador) do Sindicato, no Palácio do Trabalhador.

No evento, coordenado por Luís Carlos de Oliveira, o Luisinho, diretor do Sindicato e coordenador do DSST, os trabalhadores discutiram temas relacionados à priorização e à valorização das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), convenções coletivas de trabalho específicas e que tratam da proteção ao trabalho em prensas, e outros temas relacionados à promoção da saúde do trabalhador.
Balanço

O técnico de segurança Charles, do departamento, falou sobre a estrutura e a atuação do DSST e fez um balanço dos serviços (segurança, medicina do trabalho e fisioterapia) executados pelo setor no ano de 2007, dos projetos especiais, e a campanha Máquina, Risco Zero… Nossa Meta!, que deu origem à série de importantes trabalhos na área de prevenção em máquinas e equipamentos.

A fisioterapeuta Claudia falou sobre a sua atuação, que é específica na recuperação de trabalhadores que sofrem com doenças como LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares) relacionadas ao trabalho, atuação com a interação da Medicina Ocupacional e da Ortopedia do Ambulatório Médico do Sindicato.

O diretor Luisinho falou sobre o projeto Trabalhador-Consumidor, que enfoca a Qualidade em Segurança e Saúde do Trabalhador. “Espero para um futuro próximo, que o consumidor, ao adquirir um produto, dê preferência a fabricantes que se preocupam com a qualidade de vida no trabalho, ao invés daqueles que, embora possuam um bom marketing, provocam doenças, mutilam e matam trabalhadores”, afirmou.
O evento contou, ainda, com a participação dos diretores do Sindicato José Luiz, Edson, Ceará, do vereador Cláudio Prado e assessores representando seus respectivos diretores de base, dos demais membros do DSST, Adonai (coordenador técnico), Arnaldo (coordenador do setor de CIPA) e Vilma (atendente administrativa).