Notícias

Economia encolhe 1,7% no 3º trimestre e despenca 4,5% em relação a 2014

A economia brasileira encolheu 1,7% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, segundo os dados do PIB (Produto Interno Bruto).

Na comparação com o terceiro trimestre de 2014, a queda foi de 4,5%, no pior resultado desde 1996, quando começa a série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os dados, divulgados nesta terça-feira (1º), mostram que a recessão se aprofundou no período.

Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2015 alcançou R$ 1,481 trilhão.

É o terceiro trimestre seguido de queda, na comparação com os trimestres imediatamente anteriores. A economia já havia encolhido 1,9% no segundo trimestre e 0,7% no primeiro. Bastam dois trimestres seguidos de recuo para se considerar que um país está em recessão técnica.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o Brasil registra o sexto trimestre consecutivo de queda do PIB. É a maior sequência de resultados negativos da série histórica.

O PIB acumulado do ano recuou 3,2% em relação a igual período de 2014. Foi a maior queda acumulada no período de janeiro a setembro desde 1996.

Todos os setores da economia caíram, tanto na comparação com o trimestre anterior quanto na comparação com o mesmo período do ano passado. Investimentos e consumo das famílias também recuaram.

Agropecuária tem pior queda na comparação com o 2º tri

A agropecuária, que vinha resistindo à recessão e foi o único setor a crescer no segundo trimestre, teve a pior queda no terceiro, de 2,4%.

Na mesma comparação, a indústria caiu 1,3%, com encolhimento de 3,1% da indústria de transformação (que fornece máquinas e equipamentos para outras indústrias).