Notícias

Emprego na indústria recua 0,3% em abril e 2,2% em um ano, diz IBGE

O número de empregados da indústria brasileira caiu 0,3% em abril, na comparação com março; em relação a abril de 2013, o nível de emprego na indústria caiu 2,2%.

De janeiro a abril, o indicador caiu 2%. No acumulado em 12 meses, a variação também é negativa em 1,5%.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março, o indicador tinha subido 0,2% na comparação mensal, e caído 1,9% na comparação anual. Em fevereiro, o resultado também tinha sido positivo em 0,1%.

O número de horas pagas aos trabalhadores, por sua vez, subiu 0,1% em abril em relação a março deste ano, depois de ter registrado dois meses seguidos de variação negativa.

Produção teve segunda queda em abril

A produção industrial no Brasil teve a segunda queda seguida em abril, recuando 0,3% em relação a março, e 5,8% em relação a abril do ano passado.

A retração da indústria prejudicou o crescimento do Brasil, que cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre, de acordo com dados do PIB (Produto Interno Bruto).

Fabricantes de automóveis e outros bens manufaturados estão reduzindo a produção para evitar o acúmulo de estoques em meio à diminuição da procura, que tem sido afetada pela inflação alta e pelos juros maiores.

Essa tendência acaba resultando em uma menor criação de vagas de empregos no setor.