Notícias

Encontro da Mulher Metalúrgica reúne 300 trabalhadoras e suas famílias

mulherencontroo.
Mulheres metalúrgicas com os diretores do nosso Sindicato e convidados no Centro de Lazer da Família Metalúrgica em Praia Grande

Cerca de 300 trabalhadoras participam do Encontro Mulher Metalúrgica aberto neste sábado, no Centro de Lazer da Família Metalúrgica, em Praia Grande. O evento, organizado pelo Departamento da Mulher do Sindicato, como uma das atividades do Março Mulher, que celebra o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, conta com a participação de maridos das trabalhadoras, enquanto seus filhos e filhas desenvolvem atividades recreativas sob os cuidados de monitoras.

A evento foi aberto pela diretora Leninha, coordenadora do Departamento da Mulher, que afirmou: “Todas as nossas ações são para que vocês venham para o sindicato e se sintam parte dele, porque este sindicato não é só os diretores e assessores, mas a unidade com os trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas”.

A mesa de abertura foi integrada pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres; pela diretora financeira, Elza Costa; pelo secretário-geral, Arakém; pelas diretoras Yara, Ester, Cristina e Alsira, e pelas companheiras sindicalistas Carmelita, do Sindicato das Costureiras de São Paulo; Ruth, secretária de Direitos Humanos da Força Sindical; Maria Auxiliadora, secretária da Mulher da Força Sindical, Valdir Pestana, presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes de São Paulo, e Flávio Urra, psicólogo social.

Tema
O encontro tem como tema a questão do gênero. Pela manhã, abordou “Gênero e Masculinidade”, com Flavio Urra, À tarde, as palestras desenvolvidas serão “Fortalecendo o Coletivo da Mulher Metalúrgica”, com a diretora Elza Costa, e “A Construção Social dos Gêneros”, com o psicólogo.

Miguel Torres disse que “o Sindicato tem tradição de comemorar o Dia Internacional da Mulher e suas lutas, vem trabalhando para ampliar sua atuação e trazer mais mulheres para a luta” e fez uma saudação especial à família metalúrgica presente no evento para discutir suas questões e como avançar nas conquistas.

Arakém saudou as companheiras e ressaltou que “tem que haver respeito entre homens e mulheres. A gente só cresce na vida com luta”.

Elza expressou a alegria de receber as companheiras da fábrica, com seus filhos e maridos, para dialogar, e disse que “o dia que a sociedade entender que podemos tudo dialogando e respeitando vamos ter um mundo melhor”.

O segundo dia do encontro, domingo, será de lazer para as famílias das trabalhadoras.

Clique aqui e acesse galeria de fotos

mulherdiretoras.
Yara, Ester, Auxiliadora, Cristina, Leninha, Elza, Ruth e Alsiramulhermesa.Mesa com palestrantes convidados e dirigentes do nosso Sindicato
Leninha
Diretora Leninha, responsável pelo Departamento da Mulher do SindicatoDSC_9160Elza Pereira, diretora de finanças do Sindicatomiguel640Miguel Torres, presidente do Sindicato, CNTM e Força SindicalarakemArakém, secretário-geral do Sindicato